UPAs do interior paulista: Quais são os fatores significativos para determinado evento de interesse?

Caracterização do perfil dos usuários e dos atendimentos de um serviço não hospitalar de urgência e emergência no interior paulista

Uma pesquisadora da área da saúde submeteu seu projeto na primeira chamada pública do NEA em dezembro de 2017). O cumprimento desse projeto daria um trabalho de conclusão de curso do Bacharelado em Estatística. Foi assim que a Profa. Juliana Cobre convidou o seu já aluno Danilo Kroll Mantello para realizar esta análise.

Um estudo de saúde pública é algo complexo por envolver diversas variáveis e por ter consequências sérias. Muitas vezes, enquanto o estudo não está concluído, não é permitida a divulgação de seus resultados por questões éticas. Há sempre a necessidade de confirmação das conclusões e também de estudar como as informações serão passadas à sociedade.  É isso que acontece neste projeto. A confidencialidade se dá por ser um problema de saúde pública (evento de interesse confidencial) que ainda não está concluído.

O conjunto de dados fornecido pelos proponentes do projeto foi obtido através de cadastros do sistema informatizado nas unidades de atendimentos administradas pelas prefeitura em uma cidade do interior do estado de São Paulo. Sendo coletadas informações de 883 atendimentos de janeiro de 2015, ou a partir da abertura da unidade, até dezembro de 2017.

O objetivo do projeto é descrever e analisar fatores significativos para um determinado evento de interesse (EI). Vários motivos podem caracterizar o EI. Por isso, a triagem para seleção dos atendimentos que caracterizam o EI foi feita manualmente pelas pesquisadoras proponentes. Apenas pacientes que sofreram o EI estão no conjunto de dados.

A análise descritiva já confirmou diversas suspeitas das pesquisadoras da saúde. A surpresa veio da rica análise que o Danilo Kroll Mantello realizou. Ele conseguiu cruzar diversas informações, fazer diversas comparações, usou muitas áreas da estatística para obter tantas conclusões: Métodos Não Paramétricos, Modeos Lineares Generalizados, Análise de Sobrevivência

Os resultados apontaram grupos com certa características que estão cada vez mais apresentando o evento de interesse, também os grupos que têm maior risco, ou período de maior risco. A pesquisa ainda continua, mesmo porque o estudo possui conjunto de dados para determinar o perfil de novos eventos de interesse. Mais resultados devem completar esta primeira análise.  

Proponente: Confidencial (pesquisadoras da área da saúde)

Aprendiz: Danilo Kroll Mantello

Supervisora: Profa. Juliana Cobre

Projeto realizado em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)