Análise de Interoperabilidade de Sistema-de-Sistemas: Uma visão geral de sua aplicação baseada na indústria

Systems-of-systems interoperability requirements analysis

A doutoranda em Ciências de Computação e Matemática Computacional (CCMC) Cristiane Aparecida Lana da, em fase final de seu doutorado, conheceu o Núcleo de Estatística Aplicada (NAE), para o qual submeteu seu projeto para análise. A aluna do Bacharelado em Estatística Giovanna Zolin Pinheiro Hayasida e a professora Mariana Cúri, que se encontra no exterior, analisaram os dados e os resultados foram entregues à doutoranda.

A doutoranda do programa de pós-graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional (CCMC), do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP), Cristiane Aparecida Lana tinha como objetivo identificar como a Análise de Interoperabilidade (AI) é vista e realizada por profissionais da área industrial. Para isso, coletou dados através de questionários enviados a indústrias de vários países e submeteu seu projeto para análise pelo NEA.

A professora supervisora Mariana Cúri e a aprendiz Giovanna Zolin Pinheiro Hayasida, aluna do Bacharelado em Estatística (BEst), analisaram os dados. Diversas reuniões foram realizadas com a Cristiane para sanar dúvidas da proposta e da coleta dos dados. Experiências como está são muito importantes para os alunos do BEst, pois eles têm contato com o proponente do projeto, e participam de todas as etapas antes de colocar as “mãos nos dados” e analisá-los estatisticamente.

A análise utilizou principalmente associações em tabelas de contingência e análise de correspondência para extrair as informações para as conclusões da doutoranda do CCMC. Por enquanto os resultados obtidos são confidenciais, mas em breve estarão disponíveis na tese da Cristiane e publicados em artigos científicos.

Proponente: Cristiane Aparecida Lana, doutoranda do programa de pós-graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional (CCMC) do ICMC/USP, sob a orientação da Profa. Dra Elisa Yumi Nakagawa.

Proponente: Cristiane Aparecida Lana

Aprendiz: Giovanna Zolin Pinheiro Hayasida

Supervisora: Profa. Mariana Cúri

Atividade de Extensão (120 horas)

Texto: Juliana Cobre

Imagem: Gerd Altmann por Pixabay.