O consumo de mercadoria e sua relação com algumas variáveis econômicas

Modelo de previsão para volume de determinadas mercadorias

A ICMC Júnior procurou o NEA para uma orientação muito bem-vinda que acabou se transformando num projeto do NEA. O professor Marinho Andrade aceitou orientar os aprendizes Mayk Leandro Barbosa Xavier e  Pedro Henrique Ribeiro Abrahão e, unindo duas áreas da Estatística, realizaram a análise.

Uma empresa tem vários motivos para saber como se comporta mensalmente o volume do consumo de certa mercadoria em relação às variações econômicas. Como este trabalho envolve confidencialidade dos dados, não podemos destacar quais são estas mercadorias, nem mesmo as variáveis econômicas de interesse. Porém podemos pensar em alguns exemplos: O volume de cerveja comprado é influenciado pela baixa do dólar? Será que a quantidade de etanol consumida varia em função do IPCA? A venda de sorvetes cresce quando o PIB cresce ou será que só depende da temperatura no verão? 

Para responder às questões do proponente, os aprendizes Pedro Henrique Ribeiro Abrahão e Mayk Leandro Barbosa Xavier, sob a supervisão do professor Marinho Andrade, combinaram Modelos Lineares Generalizados com Séries Temporais, pois precisavam acomodar várias (co)variáveis e uma resposta observada ao longo do tempo. 

Os resultados se mostraram melhores em comparação aos resultados obtidos com o método utilizado anteriormente pela empresa contratante. 

Proponente: ICMC Júnior

Aprendizes: Mayk Leandro Barbosa Xavier e Pedro Henrique Ribeiro Abrahão 

Supervisor: Prof. Marinho G. Andrade

Atividade de extensão (30 horas)

Texto: Juliana Cobre

Imagem: TeroVesalainen por Pixabay