Como surgiu?

A proposta da criação do Núcleo de Estatística Aplicada (NEA) surgiu com a criação do Bacharelado em Estatística (BEst) do ICMC/USP, cuja primeira turma iniciou em 2009.

Qual o objetivo do NEA?

Através de uma troca entre os problemas que a sociedade pode oferecer e o conhecimento que os professores do grupo de Estatística do ICMC detêm, o NEA cumpre seu objetivo composto pelo aprendizado e pela lapidação das competências e habilidades dos Estatísticos em formação no BEst ICMC/USP, executores dos projetos.

Como funciona?

Os projetos inscritos serão analisados pela coordenação do NEA que, quando aprovados, buscará alunos e professores para serem os executores e supervisores dos projetos, respectivamente.

Quem analisa os dados?

Alunos do Bacharelado em Estatística do ICMC/USP, supervisionados por um professor do Grupo de Estatística.

Quando os resultados são entregues?

Os projetos podem ser direcionados para um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Iniciação Científica (IC), disciplinas ou por Atividade de Cultura e Extensão (ACE).

• TCC ou disciplinas: resultados serão entregues em entre junho e julho ou entre novembro e dezembro.
  • IC: resultados serão entregues um ano após o início do projeto. Resultados parciais podem ser entregues antes, de acordo com o combinado na reunião de descrição das etapas do projeto.
  • ACE: resultados serão entregues dentro do prazo estipulado.

Como inscrever um projeto?

As chamadas de trabalhos são contínuas. A primeira etapa é preencher o formulário disponível na Seção “Submeta seu projeto“: “Inscrição do projeto”. A inscrição será avaliada pela coordenação do NEA. Caso seja possível a análise, na segunda etapa o proponente deve preencher o “Contrato de Parceria“, dentro da Seção “Submeta seu projeto“, e enviar como descrito.

O que o proponente do projeto deve fazer?

O proponente do projeto deve aceitar os prazos estipulados pelo NEA, deve estar disponível para esclarecer dúvidas sobre o projeto diretamente com os alunos, presencialmente ou remotamente, ao menos em dias pré-agendados. Também é desejado que os dados analisados sejam disponibilizados para fins didáticos e de pesquisa, seguindo os termos de confidencialidade quando necessário.

O que será entregue ao proponente do projeto?

Será entregue um relatório final nos padrões do NEA. Em alguns casos, também serão feitas apresentações dos resultados parciais e finais.

A execução do projeto é paga?

O serviço é gratuito. Em alguns casos, como parte do treinamento dos alunos, um orçamento será feito.

Os prazos dados pelo NEA são os mesmos de uma consultoria?

Provavelmente não, pois não se trata de uma consultoria e sim de um objeto de aprendizagem, ainda mais considerando que os envolvidos não podem se dedicar exclusivamente ao projeto em execução.

O que significa se meu projeto não for aprovado?

Significa que ele não pode ser realizado em um TCC, IC, disciplina ou ACE, ou que não temos alunos e/ou supervisores disponíveis para analisá-lo.