Buscando difundir o conhecimento e promover avanços nos âmbitos pedagógico, tecnológico e social, temos procurado novos e melhores mecanismos de apoio ao ensino e à aprendizagem através do uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs). Procuramos fazer com que o conteúdo de Matemática envolvido nos problemas sejam suficientemente claros para que se compreendam os conceitos relacionados, e não que apenas se acredite neles. Para isso, nos apoiamos na ideia de que a Matemática torna visível o invisível.
Nossas áreas de interesse são os objetos de aprendizagem abertos, os jogos educativos, a aprendizagem colaborativa assistida por computador e a educação a distância. Queremos divulgar a carreira de matemático nos ensinos fundamental e médio para descobrir e atrair alunos com vocação e também investir no ensino da Matemática nos primeiros anos da graduação, por meio de palestras e exposições, nos cursos de Ciência da Computação, Matemática e nas Engenharias. Planejamos difundir nossos projetos com visitas a escolas, faculdades e sindicatos, oficinas de trabalho em escolas e faculdades, kits para palestras de divulgação, desenvolvimento de vídeos e um site com o material produzido.
Acreditamos que as possibilidades de aplicação da tecnologia para mostrar experiências do mundo real podem permitir o desenvolvimento e a consolidação de ambientes de ensino e aprendizagem que ofereçam novas maneiras de pensar, aprender e ensinar matemática, engenharia e ciência da computação. Essas áreas, se bem exploradas, têm um grande potencial para melhorar a qualidade da educação em geral.
A divulgação da pesquisa dos CeMEAI é feita por uma equipe de comunicação composta por jornalistas e produtores de vídeo e consiste na criação de press releases, acompanhamento de imprensa e produção de vídeos sobre os projetos. O material é colocado no site, na página do Facebook, no IPTV USP e em um canal no Youtube.
O CeMEAI também apoia o EduSCar, fruto de uma parceria entre os Centros de Pesquisa CEPID e CPE/Fapesp, INCTs, Diretoria de Ensino – Região de São Carlos e a Secretaria de Educação do Município de São Carlos, além de pesquisadores da UFSCar e da USP interessados na melhoria do nível de ensino do país. A iniciativa visa melhorar substancialmente o nível de ensino e aprendizagem nas escolas públicas. O estudo piloto será realizado no município de São Carlos, SP, durante seis anos. Espera-se que sirva de exemplo e seja aplicável a todo o país.