CeMEAI abre inscrições para Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais

IMPA é parceiro na organização da 6ª edição do evento que será online e em março

banner vi workshop4 1

O Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais organizado pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) chega à sua sexta edição e será realizado entre os dias 22 e 26 de março, deste ano, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Diante de um cenário incerto de início de pandemia, em 2020, o workshop não ocorreu e está de volta no formato online.  As inscrições estão abertas para os interessados em participar deste modelo inovador de evento que propicia um elo entre os profissionais das ciências matemáticas, estatística, computação e o setor produtivo.

Durante uma semana, grupos de trabalhos formados por alunos, professores e profissionais da indústria buscam alternativas para avançar ou até solucionar problemas reais da indústria. As empresas e desafios já foram selecionados. Os organizadores trabalham para que o novo formato mantenha os resultados positivos obtidos em todas as edições anteriores.

“Claro que a interação entre as pessoas é crucial nesse modelo de evento, no entanto, como no ano passado já não foi realizado, não poderíamos mais esperar e correr o risco de perder o ritmo do workshop. Dessa forma, resolvemos que será a distância e isso implica mudanças para que possamos manter a comunicação entre as pessoas o mais efetiva possível, porque o networking gerado nessa semana é um dos pilares”, comentou o diretor do CEPID-CeMEAI, José Alberto Cuminato.

Ainda segundo ele, os coordenadores estão empenhados em criar as condições para que as salas- via zoom- mantenham as atividades atrativas e dinâmicas. “Estamos muito confiantes que podemos manter os resultados esperados pelos alunos e empresas e que poderemos até nos surpreender positivamente pelo novo formato online. Vamos avaliar esses resultados no pós-evento e poderemos até fazer novas versões temáticas dessa maneira, uma vez que há ganhos em logística e custos, por exemplo”.

Cuminato falou ainda sobre a novidade de ter o IMPA na organização conjunta. “A relação com o IMPA na organização de eventos foi experimentada no ano passado no Workshop Matemática e Indústria e ganham os dois lados, eles porque se interessam nessa aproximação da matemática aplicada na indústria, que é o nosso know-how, e nós, do CeMEAI, sabemos que estaremos tendo ao nosso lado a participação de alunos da melhor qualidade. O IMPA tem uma credibilidade enorme no Brasil e podemos colaborar porque começamos com esse modelo internacional de workshop há seis anos e temos experiência e grande acesso à comunidade da matemática aplicada”, finalizou.

O Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais é voltado a profissionais do setor produtivo e de outras áreas do conhecimento, pesquisadores em matemática, estatística e computação e áreas correlatas, estudantes de pós-graduação e alunos do último ano de bacharelado em ciências matemáticas.

Petrobras, John Deere e Esalq/USP, GPP Esalq/USP, Kinea/Itaú, Stepwise, CCEE, Eletrobras e Radix já confirmaram participação.

6 wsmpi

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Sobre o IMPA

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) é uma unidade de ensino e pesquisa qualificada como Organização Social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e ao Ministério da Educação (MEC).

Desde seu início, em 1952, o IMPA teve por missão o estímulo à pesquisa científica, a formação de novos pesquisadores e a difusão e aprimoramento da cultura matemática no Brasil. Essas atividades, vinculadas entre si, visam promover o conhecimento da matemática, fundamental ao desenvolvimento das ciências e da tecnologia em geral, por sua vez essencial para o progresso econômico e social do país.