Workshop de Soluções Matemáticas para a Indústria será na próxima semana

O evento de grupos de estudo teve procura recorde

logo workshop

O 1° Workshop de Soluções Matemáticas para problemas industriais vai ser realizado de 8 a 11 de setembro nos blocos 5 e 6 do ICMC – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – da USP em São Carlos. E a procura por vagas surpreendeu. Foram cerca de 150 inscritos.

Durante 4 dias, pesquisadores, estudantes de pós-graduação, do último ano de graduação e empresários vão discutir soluções matemáticas para problemas reais da indústria. É a modalidade study groups, muito praticada em países desenvolvidos como a Alemanha e a Inglaterra, mas ainda pouco comum no Brasil.

No primeiro dia (08/09), além da abertura do evento, os participantes vão conhecer com mais detalhes os problemas apresentados pelas instituições e empresas. São elas: LNLS (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, de Campinas); Universidade de Tecnologia de Chalmers, na Suécia; SAAB (empresa sueca de inovação e tecnologia); Senai CIMATEC (Bahia), Institutos de Pesquisa Jacob Blaustein (da Universidade Ben-Gurion de Negev, Israel); ENALTA (empresa de inovações tecnológicas) e Serasa Experian (soluções em crédito, marketing e certificação digital). Depois das exposições dos problemas, os inscritos vão ser divididos em grupos de trabalho. Cada grupo terá um pesquisador como mediador e serão dadas duas horas para esclarecer possíveis dúvidas com as empresas e estudar o problema a ser resolvido em cada grupo.

Nos segundo e terceiro dias (9 e 10/09) os grupos aprofundam a busca por soluções matemáticas e/ou computacionais para os problemas, e já começam a redigir um relatório de finalização do trabalho. Um documento mais completo deve ser enviado à Comissão do evento nas semanas seguintes. Os representantes das empresas acompanham o processo, fornecendo informações adicionais e observando o desempenho dos grupos.

No último dia (11/09), os participantes apresentam os relatórios e as conclusões às quais chegaram para resolver o problema inicial de cada empresa. Haverá tempo também para discussão geral sobre o caminho encontrado pelo time de estudantes. O Comitê Organizador vai indicar as ações futuras e as direções aos inscritos, além de encerrar oficialmente o Workshop.

A intenção do CeMEAI ao promover o evento é aproximar a academia da indústria e incentivar os estudantes e pesquisadores a se desafiarem na resolução dos problemas apresentados, fomentando a transferência tecnológica do conhecimento das ciências matemáticas para o setor produtivo e a criação de projetos de pesquisa em novos campos de trabalho.

Outras informações sobre o workshop, assim como os problemas que cada empresa vai apresentar, estão na página do evento na internet.

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. O CeMEAI é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas (em particular matemática aplicada, estatística e ciência da computação) como um recurso industrial.

As atividades do Centro são realizadas dentro de um ambiente interdisciplinar, enfatizando-se a transferência de tecnologia e a educação e difusão do conhecimento para as aplicações industriais e governamentais. As atividades são desenvolvidas nas áreas de Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC, o CEPID-CeMEAI conta com outras seis instituições associadas: o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (CCET-UFSCar); o Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP); o Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (IBILCE-UNESP); a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP); o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); e o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).

Carla Monte Rey – Assessoria CEPID-CeMEAI