Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais é aberto no ICMC

Evento do CeMEAI conta com cerca de 150 participantes

Na manhã da última terça-feira (8), o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI) realizou a abertura do I Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais. O evento, sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP), busca fomentar a interação universidade-indústria, propiciando benefícios advindos das ciências matemáticas ao setor produtivo.

A dinâmica do Workshop é a seguinte: seis instituições (quatro brasileiras, uma israelense e uma sueca) apresentam problemas para os pesquisadores, que se juntam para tentar buscar soluções para eles. O primeiro dia do evento foi marcado pela apresentação dos problemas por parte das empresas e, depois, pela organização dos grupos de estudo e pelo começo das discussões.

Pela manhã, quatro instituições apresentaram seus problemas: o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), a sueca Chalmers, o Senai-Simatec e o Jacob Blaustein Institutes for Desert Research, de Israel. À tarde, foi a vez da Serasa Experian e da Enalta levantarem suas questões.

Depois das apresentações dos problemas, os representantes das instituições e os pesquisadores se dividiram em seis grupos para discutirem as questões. A partir desta quarta (9), os grupos começarão a buscar soluções para os problemas. O Workshop vai até a próxima sexta-feira (11).

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. O CeMEAI é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas (em particular matemática aplicada, estatística e ciência da computação) como um recurso industrial.

As atividades do Centro são realizadas dentro de um ambiente interdisciplinar, enfatizando-se a transferência de tecnologia e a educação e difusão do conhecimento para as aplicações industriais e governamentais. As atividades são desenvolvidas nas áreas de Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC, o CEPID-CeMEAI conta com outras seis instituições associadas: o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (CCET-UFSCar); o Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP); o Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (IBILCE-UNESP); a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP); o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); e o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).

Leonardo Zacarin – Assessoria CEPID-CeMEAI