Consultores Internacionais visitam o CeMEAI

Eles ficam na USP em São Carlos hoje e amanhã

Três integrantes do Comitê Consultivo Internacional (IAC – International Advisory Committee) do CeMEAI estão na USP em São Carlos hoje (14/09) e amanhã (15/09). Eles vieram visitar o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria e conhecer os projetos em andamento.

Pela manhã, Joaquim Júdice (Universidade de Coimbra, Portugal), Willam Meeker (Universidade Estadual de Iowa, EUA) e João Fernando Gomes de Oliveira (Universidade de São Paulo, Brasil) acompanharam as exposições do diretor do CeMEAI, José Alberto Cuminato, do Coordenador de Transferência Tecnológica, Francisco Louzada, e do Coordenador de Educação e Difusão do Conhecimento, Lúcio Tunes dos Santos. Eles falaram sobre os trabalhos desenvolvidos nos dois anos de existência do CEPID-CeMEAI. Cinquenta e nove projetos estão em andamento (15 em Otimização, 12 em Mecânica dos Fluidos, 13 em Inteligência Computacional e 19 em Modelagem de Risco). São cerca de 35 parceiros entre instituições e empresas.

Durante a tarde, outros professores do CeMEAI também mostraram aos representantes do Comitê os projetos em andamento. Os docentes que fizeram apresentações foram: Franklina Toledo (ICMC/USP), Leandro Franco de Souza (ICMC/USP), José Mario Martínez (IMECC/Unicamp), João Luiz Azevedo (IAE), André Ponce de Leon de Carvalho (ICMC/USP), Alexandre Delbem (ICMC/USP), Luis Gustavo Nonato (ICMC/USP) e Gustavo Buscaglia (ICMC/USP). Além deles, os alunos Alexandre Maiorano (USP/UFSCar) e Alfredo Jaramillo (USP) também se apresentaram. A visita termina nesta terça-feira por volta das cinco horas da tarde.

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. O CeMEAI é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas (em particular matemática aplicada, estatística e ciência da computação) como um recurso industrial.

As atividades do Centro são realizadas dentro de um ambiente interdisciplinar, enfatizando-se a transferência de tecnologia e a educação e difusão do conhecimento para as aplicações industriais e governamentais. As atividades são desenvolvidas nas áreas de Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC, o CEPID-CeMEAI conta com outras seis instituições associadas: o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (CCET-UFSCar); o Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP); o Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (IBILCE-UNESP); a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP); o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); e o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).

Texto: Carla Monte Rey – Assessoria CEPID-CeMEAI

Fotos: João Terezani – Assessoria CEPID-CeMEAI