Trabalho de pesquisadores do CeMEAI é adicionado ao banco de dados da NASA

Artigo já está disponível online

nasa

O trabalho “Large Eddy Simulations of Convergent-Divergent Channel Flows at Moderate Reynolds Numbers”, produzido pelos alunos Luiz Schiavo e Antonio Jesus e pelos pesquisadores do CeMEAI João Azevedo e William Wolf, foi requisitado pela NASA para que pudesse ser adicionado ao banco de dados da Agência Espacial dos Estados Unidos.

O artigo será publicado no International Journal of Heat and Fluid Flow em dezembro, mas já está disponível online desde agosto. Dois dias depois da publicação na internet, a NASA entrou em contato com os pesquisadores responsáveis para adicionar o trabalho ao seu repositório TMR (Turbulence Modeling Resource), maior e mais acessado banco de dados de pesquisas sobre escoamentos turbulentos para aplicações aeroespaciais.

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. O CeMEAI é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas (em particular matemática aplicada, estatística e ciência da computação) como um recurso industrial.

As atividades do Centro são realizadas dentro de um ambiente interdisciplinar, enfatizando-se a transferência de tecnologia e a educação e difusão do conhecimento para as aplicações industriais e governamentais. As atividades são desenvolvidas nas áreas de Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC, o CEPID-CeMEAI conta com outras seis instituições associadas: o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (CCET-UFSCar); o Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP); o Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (IBILCE-UNESP); a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP); o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); e o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).

Leonardo Zacarin – Assessoria CEPID-CeMEAI