Sexta-feira 13 de Seminário de Coisas Legais

Aluna do ICMC demonstra o teorema da incompletude

O próximo Seminário de Coisas Legais será na sexta-feira, dia 13. E o tema parece bem intrigante: “como estar certo mesmo estando errado”. Quem vai esclarecer isso por meio de demonstração do primeiro Teorema de Gödel é a aluna do segundo ano do curso de Matemática do ICMC, Amanda Figur.

O matemático austríaco Kurt Gödel surpreendeu não só os pesquisadores das ciências exatas, mas toda a comunidade acadêmica. Ele provou que uma única teoria de tudo é impossível. Basicamente, o teorema da incompletude postula: “qualquer teoria efetivamente gerada capaz de expressar aritmética elementar não pode ser tanto consistente quanto completa. Em particular, para qualquer teoria formal consistente e efetivamente gerada que prova certas verdades aritméticas básicas, existe uma afirmação aritmética que é verdadeira, mas que não pode ser provada em teoria.”

O Seminário de Coisas Legais vai ser no Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC. E começa às 13h13. Para participar não é preciso conhecimento específico. A palestra exige apenas conhecimentos básicos sobre números naturais, funções e linguagem de programação.

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. O CeMEAI é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas (em particular matemática aplicada, estatística e ciência da computação) como um recurso industrial.

As atividades do Centro são realizadas dentro de um ambiente interdisciplinar, enfatizando-se a transferência de tecnologia e a educação e difusão do conhecimento para as aplicações industriais e governamentais. As atividades são desenvolvidas nas áreas de Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC, o CEPID-CeMEAI conta com outras seis instituições associadas: o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (CCET-UFSCar); o Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP); o Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (IBILCE-UNESP); a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP); o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); e o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).

Assessoria CEPID-CeMEAI