“Projeto como Produto” chega à reta final

A semana foi de acertar detalhes para a Feira de Produtos, que será em dezembro

Cerca de 90 alunos divididos em 23 grupos de trabalho participaram na quarta-feira (11) do último checkpoint da iniciativa “Projeto como Produto”. Neste ano, o PcP começou com uma Feirinha de Problemas, no dia 3 de julho, quando representantes de duas empresas (Enalta e Sanca Ventures) estiveram na USP em São Carlos e conversaram com estudantes. Eles expuseram cinco problemas da indústria e os alunos foram convidados a buscar soluções para as dificuldades apresentadas. Posteriormente, uma terceira empresa, a Siena Idea, se juntou ao grupo, apresentando mais um problema.

A atividade faz parte de duas disciplinas dadas no ICMC: a de Redes Móveis e a de Tópicos Avançados em Comunicação. Os grupos tiveram cerca de quatro meses para avaliar os casos e se reuniram esta semana para apresentar e discutir, juntamente a representantes das empresas, o que foi trabalhado até agora.

No dia 4 de dezembro, o público vai poder conferir o resultado. No hall da biblioteca do ICMC, haverá a Feirinha de Produtos. Para o pesquisador do CeMEAI e professor do ICMC, Edson Moreira, que coordena o PcP, os eventos são muito importantes. “Primeiro porque, se os estudantes resolvem um problema real, eles se debruçam mais nele, se envolvem mais com ele. Didaticamente é algo bom, que faz com que eles se sintam motivados. Por outro lado, a gente estimula o instinto empreendedor que cada um tem. A ideia é que eles mostrem inclusive um plano de negócios para o produto deles”, explicou o docente.

Florence Roxane Sarmah, aluna do terceiro ano de Ciências da Computação, também ressaltou a importância dos eventos: “No meio acadêmico, muitas vezes nós não temos muita noção de como as empresas funcionam, no que elas focam. E assim a gente passa a saber o que elas valorizam. A gente teve que aprender coisas novas pra ter um produto de qualidade”, analisou.

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. O CeMEAI é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas (em particular matemática aplicada, estatística e ciência da computação) como um recurso industrial.

As atividades do Centro são realizadas dentro de um ambiente interdisciplinar, enfatizando-se a transferência de tecnologia e a educação e difusão do conhecimento para as aplicações industriais e governamentais. As atividades são desenvolvidas nas áreas de Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC, o CEPID-CeMEAI conta com outras seis instituições associadas: o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (CCET-UFSCar); o Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP); o Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (IBILCE-UNESP); a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP); o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); e o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).

Assessoria CEPID-CeMEAI