Bolsa de PD em Pesquisa Operacional

Nº: 1023

Área de conhecimento: Engenharia de Produção

Nº do processo FAPESP: 2013/07375-0

Título do projeto: Modelos matemáticos, métodos de solução exatos e heurísticos para o problema de roteamento e programação de navios na indústria de petróleo

Área de atuação: Pesquisa Operacional

Pesquisador principal: Reinaldo Morabito

Unidade/Instituição: Departamento de Engenharia de Produção / Universidade Federal de São Carlos

Data limite para inscrições: 12/03/2016

Publicado em: 12/02/2016

Localização: Rodovia Washington Luís Km 235 São Carlos

Resumo

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI) tem uma bolsa de Pós-Doutorado disponível. A data de início é negociável, mas será preferencialmente em abril de 2016.

Os requisitos para a bolsa estão descritos abaixo. A remuneração é de R$ 6.143,40 por mês, livre de impostos.

O CeMEAI é um centro de pesquisas com várias universidades do Estado de São Paulo. A posição é inicialmente para um ano, podendo ser renovada por um segundo ano, dependendo do desempenho do aluno.

Projeto de Pós-Doutorado: Universidade Federal de São Carlos – Departamento de Engenharia de Produção (DEP).

Localidade: São Carlos, São Paulo – Brasil.

Título: Modelos matemáticos, métodos de solução exatos e heurísticos para o problema de roteamento e programação de navios na indústria de petróleo.

Orientador: Reinaldo Morabito.

Descrição / Requisitos: Este projeto de pesquisa tem o objetivo de desenvolver modelos matemáticos e propor métodos de solução para resolver o problema de roteamento e programação de navios na indústria de petróleo.

Esta pesquisa é motivada por um estudo de caso realizado em uma indústria de petróleo brasileira, em que se produz óleo cru de plataformas offshores e transporta-o até os terminais da costa. Este problema pode ser representado como um problema de coleta e entrega e janelas de tempo e várias restrições específicas neste contexto.

Além de particionamento da carga, múltiplos depósitos e frota heterogênea, algumas restrições específicas incluem calado flexível nos navios, restrições de atracação, posicionamento dinâmico nos navios e plataformas, produtos incompatíveis no mesmo compartimento do navio, restrições relacionadas a berços, entre outras.

O objetivo também é propor diferentes métodos para resolver este problema em particular, como branch-and-cut, branch-and-price, branch-cut-and-price, heurísticas e métodos híbridos. Os experimentos computacionais serão realizados com instâncias disponíveis na literatura e também com instâncias baseadas em dados reais fornecidos pela indústria de petróleo.

Candidatos devem ter título de doutor em Engenharia de Produção ou áreas relacionadas, com alguma experiência em roteamento e programação de veículos e métodos de solução. Devem submeter um currículo no qual indiquem a prévia experiência no assunto desta proposta.

Os candidatos interessados devem enviar um e-mail, com currículo e nome de três referências com as respectivas cartas de recomendação e seus contatos, o mais rápido possível (e até 12 de março), para:

Dr. Reinaldo Morabito
Departamento de Engenharia de Produção (DEP)
São Carlos, SP – Brasil 13565-905
E-mail: morabito@ufscar.br
Telefone: +55-16-3351-9516

Condições do contrato: FAPESP, no âmbito do CEPID-CeMEAI (http://cepid.fapesp.br/homewww.cemeai.icmc.usp.br).