CeMEAI realiza workshop com a Embrapa

Encontro inicial discutiu a possibilidade de parceria entre as instituições

Na tarde da última quarta-feira (30), pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) se reuniram no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos para discutirem uma possível parceria.

Representando a Embrapa, participaram da reunião os pesquisadores Alberto Bernardi, Luiz Gustavo Barioni, Sanzio Barrios, Patrícia Tholon, Marcela Vinholis e as alunas de pós-graduação Mariana Azenha, Cristiana Pezzopane, Tatiane Beloni e Sara Lopes, além da analista de gestão da informação Milena Telles. Quem apresentou o projeto da empresa, denominado “Pecuária do futuro: ferramentas de suporte à tomada de decisão no manejo e transferência de tecnologias para pastagens”, foi Patrícia Santos, pesquisadora na área de pastagem e forragicultura da Embrapa. “O nosso problema é transformar o conhecimento que é desenvolvido na Embrapa e em outras instituições de pesquisa em ferramentas práticas que um agrônomo, um zootecnista ou um produtor rural possa acessar e tirar dali a informação que ele quer”, conta.

O encontro foi uma conversa inicial entre as duas instituições. “Estamos trazendo uma informação da agropecuária e precisamos ver como a equipe do CeMEAI pode nos ajudar nessa parte que envolve estatística, análise de risco e modelagem”, explica Patrícia.

Pelo CeMEAI, participaram os pesquisadores Vicente Cancho, Gustavo Buscaglia, Carlos Diniz, Francisco Rodrigues, Anderson Ara, Jorge Bazán, o diretor José Alberto Cuminato e o coordenador de transferência de tecnologia Francisco Louzada Neto.

Depois da apresentação do projeto, os representantes das duas partes discutiram os tópicos e as possibilidades de parceria. “Para nós, será uma oportunidade ímpar ter uma parceria com a Embrapa, porque poderemos levar essa percepção analítica de uma forma plena para uma instituição governamental de peso e que precisa dessa instrumentação”, analisa Louzada. “Será muito profícuo esse tipo de relacionamento, porque nós poderemos ver a aplicação dos métodos que vamos desenvolver”, finaliza.

O CeMEAI é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Leonardo Zacarin – Comunicação CeMEAI

E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br