CeMEAI é representado na FAPESP Week 2016

Simpósios estimulam a cooperação entre cientistas do Brasil e Estados Unidos

azevedo

Pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos participaram entre 28 de março e 1º de abril de dois simpósios organizados pela FAPESP na University of Michigan (UM) e na Ohio State University (OSU). As apresentações e debates têm como objetivo ampliar a cooperação científica entre os dois países em projetos de pesquisa sobre Genômica, Ambiente e Sustentabilidade, Saúde Humana, Engenharia, Agricultura e Água, Bioinformática, Novos Materiais, Direito e Justiça Social.

As conferências fazem parte da FAPESP Week 2016, organizada pela Fundação em parceria com as duas universidades norte-americanas, com apoio do Woodrow Wilson International Center for Scholars, sediado em Washington, DC, nos Estados Unidos.

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) foi representado em um painel em que foram apresentadas alternativas tecnológicas para o futuro da aviação por intermédio do pesquisador João Luiz Filgueiras de Azevedo, coordenador de um grupo no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) que trabalha principalmente com fluidodinâmica computacional.

As principais áreas de pesquisa estão no desenvolvimento de sistemas computacionais e de modelagem e estudos de fatores como turbulência, aeroacústica, elasticidade, interação de estruturas fluidas, fluxos hipersônicos e otimização aerodinâmica.

“Foi uma experiência muito interessante e diferente principalmente em virtude das pesquisas, laboratórios e pessoas que conheci durante o evento, que cumpre seu objetivo de fomentar a relação entre universidades dos dois países e colaboração com as pesquisas aqui do Estado de São Paulo”, comentou Azevedo.

” As colaborações científicas cobrem uma ampla gama de áreas da ciência e os simpósios FAPESP Week 2016 criam mais visibilidade e oportunidades para essa cooperação”, afirmou Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.

Sobre a FAPESP

Criada em 1962, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) está entre as mais importantes agências de fomento à Ciência e Tecnologia do Brasil. Mantida pela transferência de 1% das receitas tributárias do Estado de São Paulo, a FAPESP seleciona e apoia projetos de investigação apresentados por pesquisadores ligados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo em todas as áreas do conhecimento – ciências, tecnologia, engenharia, artes e humanidades.

A seleção de projetos é feita com base na revisão por pares (peer review), metodologia que utiliza pareceres emitidos por pesquisadores brasileiros e estrangeiros não vinculados à Fundação como base para decisões. A FAPESP também apoia pesquisas em áreas consideradas estratégicas, por meio de programas sobre temas como biodiversidade, mudanças climáticas globais e bioenergia. Mais informações em www.fapesp.br.

E-mail:   contatocemeai@icmc.usp.br