Experiências são compartilhadas na RBras realizada em Salvador

Tese de doutorado desenvolvida com apoio do CeMEAI é premiada

Foi realizada entre os dias 23 e 25 de maio, em Salvador, na Universidade Federal da Bahia, a 61ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBras). O evento reúne pesquisadores do Brasil e do exterior que empregam a Estatística na tomada de decisões e tem, entre os objetivos, o de promover intercâmbios multidisciplinares e discutir o processo de ensino-aprendizagem das técnicas estatísticas e de análise de dados. Neste ano, o foco da Reunião foi o tema “Biometria e Bioestatística na Era de Big Data” e a programação, dividida em minicursos, tutoriais, sessões temáticas, comunicações orais e em pôster.

Os pesquisadores do CEPID-CeMEAI Francisco Louzada Neto e Gleici da Silva Castro Perdoná participaram das sessões temáticas. No caso de Louzada, as experiências compartilhadas foram sobre o projeto de Sistema de Gestão de Resíduos Sólidos (SIGERES). “Hoje em dia, mais de 165 milhões de pessoas, 85% dos brasileiros, vivem em cidades. As questões relacionadas com a gestão de resíduos sólidos urbanos é uma importante preocupação, especialmente tendo em conta a necessidade de promover a logística reversa de diferentes materiais dispostos, a fim de promover a conservação dos recursos naturais, saúde humana, saúde ambiental, contribuindo com a implementação de políticas públicas. O Sistema desenvolvido, permite o estudo da geração e da composição gravimétrica dos resíduos”, explica o pesquisador.

Já a pesquisadora Gleici falou sobre modelagem de sobrevivência para a previsão de intervenções intraparto. “Para modelar este processo foi proposto um modelo de multi estados onde os estados são considerados como intervenções. Nosso modelo é então incorporado em um simplificado, eficaz, Assistente de Monitoramento do Trabalho (SELMA), ferramenta baseada na Web, para o monitoramento do trabalho de parto e que simplifica e apoia profissionais de saúde na tomada de decisões”.

Os pesquisadores Marinho Gomes Filho e Katiane Conceição também participaram do evento.

Tese de doutorado é premiada

A tese do ex-aluno de doutorado do professor Francisco Louzada Neto, Paulo Henrique Ferreira, foi premiada na RBras. Intitulada Multivariate Copula-based SUR Tobit Models: A Modified Inference Function for Margins and Interval Estimation, a tese considera os chamados modelos SUR (da expressão Seemingly Unrelated Regression) Tobit multivariados e estende a análise de tais modelos ao empregar funções de cópula para modelar estruturas com dependência não linear. Na tese, é proposto um novo procedimento de estimação para os parâmetros do modelo. Aplicações da metodologia desenvolvida incluem estudos diversos, como agronômicos, nutricionais e financeiros.

Texto: Raquel Vieira – Comunicação CeMEAI

Fotos: Leonardo Zacarin – Comunicação CeMEAI