Oficina que aborda a teoria dos grafos é levada a escola de Ibitinga

Apoio é do CeMEAI e do Programa Embaixadores da Matemática IME/USP

Abordar a Teoria dos Grafos de forma simples, permitindo a aplicação de atividades divertidas e dinâmicas, a fim de estimular o interesse dos alunos no estudo de Matemática é o principal objetivo do projeto “Matemática Discreta: Modelando a Realidade”, coordenado pela professora Maria do Socorro Nogueira Rangel, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) da UNESP em São José do Rio Preto.

A atividade proposta conta com o apoio do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) e do Programa Embaixadores da Matemática do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP em São Paulo, tem caráter interdisciplinar e consiste em determinar um roteiro de viagem que inclua 20 cidades brasileiras.

No último dia 23 de setembro, a cidade escolhida foi Ibitinga, no interior de SP. Participaram da Oficina cerca de 40 pessoas (alunos e professores de matemática) do ensino fundamental e médio.

As atividades se basearam no “Jogo de Hamilton” (Icosian Game, ou A Voyage round the world) que é trazido para o contexto brasileiro e “O Problema do Caixeiro Viajante”.

A professora Socorro explica que, inicialmente, foi feita a projeção e entrega de um mapa do Brasil, exibindo a cidade de Ibitinga e outras 19 cidades brasileiras (capitais de estados). “Na sequência, o problema é enunciado: encontrar um roteiro de viagem que, partindo de uma das cidades, inclua as outras 19 cidades apenas uma vez e retorne ao ponto de partida”.

Materiais de apoio são entregues aos alunos que aprendem conceitos básicos de Teoria dos Grafos: circuitos hamiltonianos, valor de um circuito, entre outros.

“Para concluir, fizemos uma breve discussão sobre a importância da Teoria dos Grafos na solução de outros problemas do dia a dia”, comentou Socorro.

Ainda segundo a professora a Teoria dos Grafos não está incluída no ensino fundamental e médio e em geral, não faz parte do currículo dos cursos de licenciatura em Matemática. “A reação positiva dos alunos foi muito acima da nossa expectativa. Trata-se de uma escola diferenciada, tanto em termos didáticos como administrativos. Durante a oficina pudemos perceber o vínculo dos alunos com as professoras de matemática e a concentração total para realizar as atividades propostas”.

Assessoria de Comunicação do CeMEAI: 3373-6609

E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br