Pesquisadores da Universidade de Fullerton vêm ao Brasil a convite do CeMEAI

Visita começou na última segunda-feira (16)
IMG 6378
Da esquerda para a direita: Matthew Salkin, Jacob Cupul, Chales Lee, Elias Helou Neto e Luiz Ramirez

Quatro pesquisadores da Universidade de Fullerton, na Califórnia (EUA), estão em São Carlos (SP) desde a última segunda-feira (16) a convite do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI). O professor Charles Lee, do Departamento de Matemática, veio acompanhado pelos alunos de mestrado Matthew Salkin, Luiz Ramirez e Jacob Cupul.

“Nós estivemos aqui em maio do ano passado para conhecer o ICMC. São seis blocos de um instituto estudando matemática, e isso nos deixou fascinados. Por isso, voltamos agora e estamos analisando as chances de desenvolvermos trabalhos em conjunto”, conta o professor Lee.

O professor Elias Helou Neto, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação e pesquisador do CeMEAI, está acompanhando o grupo. Helou desenvolve um trabalho no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas, que tem muito a ver com os estudos dos pesquisadores de Fullerton.

“Estamos trabalhando com técnicas de reconstrução de imagens. Mais especificamente, buscamos algoritmos mais rápidos para reconstruir imagens de raio-x. É um trabalho muito desafiador, porque não é algo que estudamos na nossa grade de aulas, mas é muito bom estudar algo além do que já vimos sobre matemática e tem sido um prazer trabalhar com o professor Elias. O trabalho dele é impressionante. Fiquei particularmente deslumbrado com a matemática que é desenvolvida aqui”, salienta Cupul.

Luiz Ramirez foi outro a elogiar o trabalho do pesquisador do CeMEAI. “O professor tem muito conhecimento sobre o assunto. O projeto é algo que nunca vimos antes e a linguagem de programação não é muito familiar para nós, mas com certeza estamos tendo a ajuda de que precisamos”, comenta.

Os pesquisadores ficam em São Carlos até amanhã e ainda visitam o LNLS em Campinas na sexta (20) antes de voltarem para os Estados Unidos. Para eles, apesar de curta, a viagem tem sido muito proveitosa. “Com o trabalho, nós queremos conseguir um algoritmo mais rápido, mas não é só isso. Também queremos expandir nossos horizontes, aprender coisas novas e trabalhar em países diferentes e com pessoas diferentes”, diz Salkin. “O projeto é novo, mas começou muito bem. Espero que possamos voltar e que professores daqui nos visitem em Fullerton para criarmos uma relação que seja boa para os dois lados”, finaliza o professor Lee.

Leonardo Zacarin – Comunicação CeMEAI

E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br