Workshop discute Teoria das Redes Complexas em Ecologia

Evento inicia colaboração entre grupos do ICMC e USP de Ribeirão Preto

tratada 1

O 1º Workshop de Complexidade em Ecologia, realizado entre os dias 1 e 2 de abril, em São Carlos, teve como objetivo dar início a uma colaboração entre o Grupo de Sistemas Complexos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos e o Laboratório de Ecologia e Análise de Paisagens da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) da USP em Ribeirão Preto.

A proposta deste trabalho organizado pelo professor do ICMC e pesquisador do CEPID-CeMEAI Francisco Rodrigues, juntamente com os professores Danilo Boscolo e Patrícia Ferreira, da USP Ribeirão Preto, é reunir e orientar alunos em torno de discussões de métodos estatísticos e computacionais para análise de dados de cadeias alimentares obtidos na Mata Atlântica e Cerrado do Interior de SP.

As bases de dados compreendem interações entre insetos – principalmente abelhas – e plantas. As análises serão feitas utilizando-se conceitos e métodos da Teoria das Redes Complexas, que é foco do estudo no ICMC.

Durante o workshop, alunos apresentaram seus trabalhos em andamento e foram discutidos trabalhos futuros que envolvam estes dois grupos de pesquisa.

“Com esta colaboração que iniciamos no workshop, pretendemos avançar o estudo de redes ecológicas, prevendo o impacto de políticas ambientais e como a biodiversidade é afetada pelo aumento das áreas agrícolas. Esse projeto deve envolver diversos alunos do ICMC e da USP de Ribeirão Preto, permitindo uma forte interação entre as áreas de Computação, Matemática e Biologia”, comentou Francisco Rodrigues.