Pesquisadores do CeMEAI participam de Workshop com a Electrolux

A visita foi na terça-feira à empresa em São Carlos

Pesquisadores e membros do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI) estiveram na Electrolux em São Carlos em 12/05/2015. Os professores e funcionários foram recebidos por gerentes e líderes da empresa para um workshop sobre as oportunidades a serem enfrentadas pela empresa para melhorias e adequações, objetivando estreitar laços entre a academia e a indústria. Também estavam presentes dois docentes portugueses, que participam de projetos desenvolvidos pelo Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação, do ICMC da USP de São Carlos.

Foram apresentados ao grupo os principais focos de problemas da empresa que se dividiu em três equipes para entender a realidade da fábrica: manufatura, qualidade e logística. A ideia do workshop surgiu de um contato anterior entre as partes, para que num futuro próximo, tenhamos pesquisas aplicadas que gerem patentes, produtos e inovações.

Sobre a Electrolux

Líder mundial em eletrodomésticos e aparelhos de uso profissional, a Electrolux está presente em mais de 150 países. Entre os produtos, há uma extensa quantidade de modelos das categorias de refrigeradores, freezers, lavadoras, micro-ondas e fornos, além de condicionadores de ar e cooktops. A Electrolux realiza pesquisas em busca de tendências e tecnologia para atender cada um de seus clientes. No Brasil, a empresa está presente desde 1926.

(fonte: site da empresa)

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. O CeMEAI é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas (em particular matemática aplicada, estatística e ciência da computação) como um recurso industrial. As atividades do Centro são realizadas dentro de um ambiente interdisciplinar, enfatizando-se a transferência de tecnologia e a educação e difusão do conhecimento para as aplicações industriais e governamentais. As atividades são desenvolvidas nas áreas de Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Avaliação de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC, o CEPID-CeMEAI conta com outras cinco instituições associadas: o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (CCET-UFSCar); o Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP); o Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (IBILCE-UNESP); a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP); o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); e o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).

Texto: Carla Monte Rey – Assessoria CEPID-CeMEAI

Fotos: Gustavo Faria