MODELOS DINÂMICOS E APLICAÇÕES

Prof. Helio S. Migon (UFRJ)

Resumo:

A Modelagem dinâmica e previsão  Bayesiana  de séries temporais é uma das mais importantes áreas surgidas no final do século passado.

Tem como ponto de partida os modelos de regressão. A inclusão de uma evolução temporal dos parâmetros da regressão dão origem a uma ampla classe de modelos incluindo vários temas da estatística moderna. (ver Migon, H.S et al,Handbook ofStatistics Vol 25, Cap. 19, 553-588, 2006. e também Pole West e Harrison, 1994).

Ementa:

1. Introdução aos modelos dinâmicos.

2. Modelos dinâmicos lineares.

3. Aspectos teóricos de modelos dinâmicos de séries temporais.

4. Modelos polinomiais, sazonais e  de regressão.

5. Monitoramento e intervenção.

6. Tópicos especiais: MLG dinâmicos,  Modelos Hierárquicos dinâmicos.

7. Exemplos: Chuva-vazão, propaganda em TV, tábuas de mortalidade, modelos de credibilidade dinâmico etc.

Período de Realização do Curso:

09 de julho a 14 de julho de 2018.

Horário: das 08:00 às 12:00

Local: ICMC/USP (salas do bloco 3).

Critério de Aprovação: 85% de frequência.

Público-Alvo: Alunos do último ano de graduação e pós-graduandos.

Nº de vagas: 20

Período de Inscrição: 10/05/2018 a 10/06/2018.

Clique aqui para fazer sua inscrição

Critérios de Seleção:

Realizar a inscrição e enviar para o email contatocemeai@icmc.usp.br os seguintes documentos para análise:

– Currículo Vitae ou Currículo Lattes.

– Declaração assinada pelo orientador e aluno: Orientador deve informar na declaração concordância com a participação do aluno, informando que o aluno tem o comprometimento de realizar o curso, caso tenha sua inscrição deferida.

Observação:

A inscrição dos participantes no Workshop de Soluções Matemáticas a ser realizado no período de 16 à 20 de julho não é obrigatória, mas recomendável. No Workshop onde serão colocadas em prática as técnicas apresentadas no curso.
Para inscrição no Workshop de Soluções Matemáticas, acesse:

Auxílios:
Alunos de fora de São Carlos que participem da Escola Matemática (09 à 14 de julho) e que também participem do Workshop de Soluções Matemáticas que será realizado na semana seguinte (16 à 20 de julho), poderão solicitar auxílio para despesas durante o período. Para mais informações sobre as possibilidades de apoio, envie mensagem com assunto “Apoio para participação na Escola de Matemática e Workshop de Soluções para Problemas Industriais” para contatocemeai@icmc.usp.br

entos acima informados devem ser enviados para o email contatocemeai@icmc.usp.br até o dia 10/06/2018, data de encerramento das inscrições.