Grupo Terra Santa Agro visita USP São Carlos em busca de inovações tecnológicas

Presidente e executivos da empresa de agronegócio foram recebidos pelo CeMEAI

terra santa

Pesquisadores ligados aos grupos de Ciência de Dados e Otimização do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) receberam nesta segunda-feira, 24, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o presidente da Terra Santa Agro, José Humberto Prata Teodoro Júnior e executivos da empresa.

O objetivo da reunião foi discutir inovações tecnológicas e outras formas de parcerias que possam contribuir com os avanços do agronegócio no país.

E o caminho passou naturalmente pelo intercâmbio entre as realidades do mundo corporativo e da academia. Pesquisadores entendendo sobre plantio de soja, milho e algodão (as principais culturas produzidas pela Terra Santa Agro) e executivos do agronegócio ouvindo sobre como trabalhar usando a inteligência computacional e outras aplicações matemáticas.

Segundo o presidente, a empresa criou um comitê de inovação visando ações futuras de desenvolvimento e foi buscar referências de parcerias acadêmicas que pudessem auxiliar no uso e na mineração dos dados, indo além das limitações da mente humana. “Nós temos que tomar inúmeras decisões para um universo enorme de características como, por exemplo, qual a melhor variedade se soja a ser plantada, qual melhor tipo de solo, perfil químico, entre outras. Se a gente conseguir colocar um Data Science com muito mais potencial, pegar o potencial da mente humana e avançar, expandir, a gente consegue ter planos, planejamentos diferentes do que estamos fazendo hoje, com potencial de produtividade bem maior e isso serve para a nossa empresa e para o mercado”, comentou José Humberto.

As formas de parceria entre a Terra Santa Agro e CeMEAI ainda estão sendo delineadas de acordo com as necessidades de soluções que foram apresentadas neste primeiro encontro. “Estou muito animado com esta primeira reunião, com o perfil dos pesquisadores, algo bastante diferente do que se encontra no mundo corporativo. Basta a empresa querer e a academia também e temos um potencial explosivo e promissor “, concluiu o presidente da Terra Santa Agro.

Sobre a Terra Santa Agro

A Terra Santa Agro é uma empresa produtora de commodities agrícolas, com foco na produção de soja, milho e algodão e valorização de terras. Possui 7 unidades de produção estrategicamente localizadas no estado brasileiro do Mato Grosso, por este apresentar condições favoráveis ao agronegócio, totalizando uma área sob gestão de aproximadamente 156,6 mil hectares.

São 512 equipamentos agrícolas em uso, sendo 437 próprios, 9 unidades de armazenagem, sendo 5 próprias e 3 algodoeiras próprias.

A Companhia tem suas ações negociadas no Novo Mercado da BM&FBOVESPA, nível mais alto de Governança Corporativa da bolsa brasileira.