Artigo de pesquisadores do CeMEAI se destaca no cenário acadêmico

Trabalho também resultou em software de simulações de dinâmica molecular

No início de 2003, os pesquisadores José Mario Martínez, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp, e Leandro Martínez, do Instituto de Química também da Unicamp, publicaram um artigo a respeito de geração automática de configurações iniciais para simulações dinâmicas de moléculas.

O trabalho foi o início de uma série de estudos que se desenvolveu e, em 2009, culminou em um segundo artigo sobre o tema e que contava também com a participação de Ernesto Birgin, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. A segunda publicação já trazia uma novidade importante: era o software Packmol, que criou novas perspectivas para a área das simulações de dinâmica molecular.

A importância do Packmol tem sido refletida pelos números de citações em artigos científicos. Os autores, que são membros de Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP – José Mario e Ernesto do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) e Leandro do Centro de Pesquisa em Engenharia e Ciências Computacionais (CCES) – têm comemorado o alcance internacional do artigo.

Em dezembro de 2015, a publicação tinha cerca de 500 citações na plataforma Web of Science. Atualmente, já são por volta de 1500. Esse número faz com que o artigo seja o 3º mais citado na Web of Science entre os financiados pela Fapesp, o 3º da Unicamp em todos os tempos, o 4º entre os da CAPES e o 9º do CNPq.

Outro exemplo da popularização do artigo vem em forma de vídeos. Curiosamente, já são até encontrados tutoriais do Packmol em persa e tailandês. O software continua sendo atualizado com apoio do CeMEAI e, até o mês de novembro deste ano, já foi baixado mais de 23 mil vezes. Conheça melhor o software:

Leonardo Zacarin – Assessoria CEPID-CeMEAI

E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br