ICMC e IMECC retormam atividades de extensão nesta semana

Seminário de Coisas Legais e Palestras "A Terceira Margem" estão de volta

scl

Dois ciclos de palestras organizados por pesquisadores do CeMEAI terão suas atividades retomadas nesta semana. As palestras “A Terceira Margem”, coordenadas pelos professores Lúcio Tunes dos Santos e Laura Rifo, terão sua primeira edição de 2019 apresentada nesta terça-feira (19), às 13h, no auditório do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp. Leandro Tessler, do IFGW/Unicamp, será o palestrante de “Misticismo Quântico”. Confira o resumo da apresentação:

“O desenvolvimento da Mecânica Quântica é sem dúvida uma das maiores conquistas científicas do século XX. A Mecânica Quântica permitiu um entendimento muito mais completo da natureza, com diversas consequências para nossa vida cotidiana. O desenvolvimento da eletrônica no estado sólido, que determina nossas vidas se deve ao sucesso da Mecânica Quântica e à invenção de dispositivos quânticos. Dada a natureza da descrição quântica da realidade, a interpretação de seus resultados tem sido alvo de controvérsias ao longo da história. Apesar de esforços para encontrar uma formulação determinística, evidências experimentais apontam para a chamada interpretação de Copenhagen, que reconhece o caráter probabilístico da função de onda e a importância da interação de um sistema quântico com o resto do universo para determinar sua evolução.
O sucesso da teoria quântica e sua formulação impenetrável para o senso comum deu origem a aplicações descontextualizadas e estapafúrdias. Entre elas está o misticismo quântico, baseado em premissas e interpretações lunáticas do formalismo quântico.
Isso degringolou em produtos quânticos, medicina quântica, cura quântica e outras ideias equivocadas do gênero.
Discutiremos a interpretação de Copenhagen, as interpretações new age, a banalização do uso indiscriminado de conceitos da mecânica quântica e suas influências na nossa vida. Falaremos também do que é possível e desejável fazer em relação aos absurdos quânticos aos quais somos expostos.”

Já na sexta-feira (22) pontualmente às 13h13, no bloco 6 do Instituto de Ciências ICMC, estará de volta o ciclo de apresentações do Seminário de Coisas Legais, com o título “Como decidir melhor em 10156 passos fáceis”. O palestrante da iniciativa coordenada pela professora Marina Andretta será Pedro Castellucci, doutorando CCMC-ICMC, que resumiu o tema: Estamos sobrecarregados com escolhas. O que levar na bagagem? Quais lugares visitar? Como compor um solo de guitarra? Como ganhar naquele joguinho do celular? Neste seminário, conversaremos sobre ferramentas matemáticas que podem nos ajudar a tomar as melhores decisões possíveis (!) em problemas que podem ter um número astronômico de escolhas.

Os dois eventos são gratuitos, abertos ao público e não demandam inscrição prévia.

Assessoria de Comunicação do CeMEAI

E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br