CeMEAI abre inscrições para Escola e Workshop de Soluções Matemáticas

ICMC/USP recebe eventos no mês de julho

IMG 0375 2

As duas primeiras semanas do mês de julho serão de muitos estudos e discussões sobre problemas reais no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos. Como ocorre anualmente, o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) promoverá a Escola de Matemática Aplicada e o Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais, duas iniciativas que aproximam o público acadêmico de desafios reais do cotidiano do mercado.

A IV edição da Escola será iniciada logo no primeiro dia do mês. O evento serve como preparação para o Workshop e tem como principal objetivo apresentar um conjunto de técnicas matemáticas e de modelagem, além de um problema real, para que os estudantes possam experimentar por eles mesmos o processo de entender, formular e resolver um problema prático. São apresentados problemas reais já estudados em ocasiões anteriores, para os quais se tem uma boa base de conhecimento, e os alunos trabalham durante uma semana, guiados pelo tutor na solução ou estudo desses problemas.

Neste ano, serão oferecidos três cursos na Escola: “Análise de crimes e corrupção política usando mineração de dados, aprendizado de máquina e redes complexas“, ministrado pelo Dr. Luiz Gustavo de Andrade Alves (Northwestern University, USA), “Análise Estatística de Redes e Aplicações“, com o Prof. Luis Carvalho (Boston University, USA), e “Fluid Mechanics and Human Circulation“, com apresentação do Prof. Angiolo Farina (Dipartimento di Matematica “U. Dini”, Itália).

O público-alvo da Escola são alunos do último ano de graduação, mestrandos e doutorandos. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas neste formulário.

Já o V Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais será realizado na semana seguinte à Escola, entre os dias 8 e 12 de julho. O Workshop se propõe a fomentar a interação universidade-indústria, propiciando benefícios advindos das ciências matemáticas ao setor produtivo brasileiro. O evento recebe seis problemas reais de empresas e, durante os cinco dias, reúne professores, alunos e membros das instituições em busca de soluções para questões relacionadas a matemática, estatística, computação e áreas correlatas.

A programação completa e os problemas a serem apresentados ainda serão divulgados, mas as inscrições, que também são gratuitas, já podem ser feitas no site do Workshop.

Leonardo Zacarin – Comunicação CeMEAI