CeMEAI abre inscrições para curso sobre a indústria de alimentos

Professor da University of Nottingham será o apresentador

workshop alimentos

Estão abertas as inscrições para o Curso de Atualização “Meeting the demand for sustainable, healthier and personalised food products in the 21st century: A formulation science and mathematical approach”. O curso será ministrado pelo Dr. Vincenzo di Bari, pesquisador da University of Nottingham, do Reino Unido, entre os dia 1º e 6 de julho deste ano, e é voltado a pesquisadores, profissionais graduados e pós-graduandos nas áreas de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Segurança Alimentar, Formulação Farmacêutica e Cosmética, Tecnologia de Fabricação Aditiva, Nutrição, Esporte e Nutracêutica.

O evento é organizado pelo CEPID/CeMEAI e tem por objetivo fornecer uma visão abrangente de alguns dos principais aspectos e desafios atualmente enfrentados pela indústria de alimentos, de forma a entender seu comportamento. Os participantes terão a oportunidade de aprender e discutir sobre algumas das abordagens promissoras para enfrentar com sucesso esses desafios.

O curso é dividido em seis módulos: “Microestrutura de alimentos e sua caracterização em várias escalas de comprimento”, “Gordura e substitutos da gordura”, “Produção de emulsões, estabilidade e tecnologias de emulsificação”, “Sementes comestíveis, colheitas subutilizadas e proteínas vegetais”, “Desafios atuais e perspectivas futuras na implementação de agentes estruturantes naturais: de emulsões e emulsificantes a géis de comida” e “Manufaturamento aditivo (impressão 3D) em alimentos: uma tendência (doméstica) em ascensão para alimentos personalizados”. Confira os detalhes do conteúdo de cada um dos cursos.

As aulas serão oferecidas de forma presencial, ministradas em inglês e sediadas no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos.

As inscrições para as 20 vagas disponíveis ficam abertas até o próximo dia 17 de junho e podem ser feitas pelo sistema Apolo da USP. O investimento para participar do curso é de R$ 500 e os certificados serão emitidos pela USP.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar, IMECC-UNICAMP, IBILCE-UNESP, FCT-UNESP, IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Assessoria de Comunicação – CeMEAI