CeMEAI e Prefeitura de São Carlos buscam melhorias para a assistência social

Reunião realizada nesta semana marcou o início da cooperação

Membros do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) e da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social da cidade de São Carlos se reuniram nesta segunda-feira (24), na sede do Centro, para dar início a uma cooperação que pode trazer ótimos resultados para a cidade.

Ao lado do Gestor de Educação e Difusão do CeMEAI, Gustavo Faria, o professor Alexandre Delbem, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e pesquisador do CeMEAI, e Cristiano Santos, da Startup Triângulos, receberam quatro integrantes da Secretaria para discutir formas de avaliar a eficiência das políticas públicas que a cidade coloca em prática.

“Nosso objetivo é a integração das políticas públicas. A dificuldade nesse sentido é a integração de dados diferentes, gerados por motivos diferentes, por vários setores do departamento. Poderemos criar os indicadores para ajudar a Secretaria nas tomadas de decisão”, explica o professor Delbem.

A Chefe de Gabinete da Secretaria, Regina Medeiros, comemorou a oportunidade de colaboração com a universidade. “Quando a universidade se abre para a comunidade com a expertise de seus conhecimentos e se propõe a pensar em alternativas para problemas cotidianos, principalmente daquelas camadas da população que são mais vulneráveis econômica e socialmente, a população e a universidade saem ganhando, e assim caminhamos para a efetivação da cidadania”.

Além dela, participaram da reunião Glaziela Marques, Secretária de Cidadania e Assistência Social, Jaqueline Glavocic, da Seção de Apoio à Proteção Social Básica – Rede Pública, e Luciano de Oliveira, do Departamento de Proteção Social Especial.

“De uma maneira geral, estamos bem contentes e otimistas com a parceria. Esperamos que com a construção dessas ferramentas possamos, na ponta do atendimento, aprimorar a oferta de serviços, programas e projetos de Assistência Social, de maneira a garantir o acesso das pessoas ao direito constitucional de proteção social”, finaliza Regina.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar, IMECC-UNICAMP, IBILCE-UNESP, FCT-UNESP, IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Leonardo Zacarin – Comunicação CeMEAI