Sexta-feira tem Seminário de Coisas Legais

Apresentador é o professor Lúcio Tunes dos Santos, do IMECC/Unicamp

O professor Lúcio Tunes dos Santos é o convidado desta sexta-feira na apresentação do Seminário de Coisas Legais. A palestra marca o fechamento do 1° semestre de apresentações do evento, que surgiu em 2011 com o objetivo de entreter o público por meio de exemplos sobre a importância da matemática. Lúcio, além de pesquisador do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp, é também coordenador de Educação e Difusão do Conhecimento do CEPID-CeMEAI.

O tema escolhido para a apresentação são “Problemas de (quase) um milhão de dólares”.  Em 2000 a Fundação Clay – Instituto sem fins lucrativos dedicado à ampliação e disseminação do conhecimento matemático – apresentou os Sete Problemas do Milênio, em comemoração aos 23 famosos problemas enunciados por David Hilbert no Congresso Internacional de Matemáticos de Paris (1900). Por serem tão importantes, existe um prêmio de um milhão de dólares a quem apresentar uma resolução para um deles. Em 2006, o matemático russo Grigory Perelman rejeitou o prêmio, depois de demonstrar a Conjectura de Poincaré. Existem outros problemas ainda não resolvidos, que mesmo sem ter tanta importância quanto os sete do milênio, as técnicas envolvidas na procura de uma solução podem levar a muitos desenvolvimentos em Matemática. Na palestra, o professor Lúcio pretende apresentar alguns desses problemas, que necessitam apenas de conceitos básicos da disciplina para serem entendidos. Cada um deles também deveria merecer um prêmio de “quase um milhão de dólares” pela devida solução!

Será uma maneira descontraída de conhecer alguns problemas matemáticos ainda em aberto. A palestra é na sexta-feira, dia 19 de junho, a partir das 13h13 no auditório Professor Fernão Stela de Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC, em São Carlos.

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. O CeMEAI é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas (em particular matemática aplicada, estatística e ciência da computação) como um recurso industrial.

As atividades do Centro são realizadas dentro de um ambiente interdisciplinar, enfatizando-se a transferência de tecnologia e a educação e difusão do conhecimento para as aplicações industriais e governamentais. As atividades são desenvolvidas nas áreas de Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC, o CEPID-CeMEAI conta com outras cinco instituições associadas: o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (CCET-UFSCar); o Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP); o Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (IBILCE-UNESP); a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP); o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); e o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).

Carla Monte Rey – Assessoria CEPID-CeMEAI