Semana de Imersão em Matemática recebe pesquisador do CeMEAI

Evento foi realizado pelo Projeto Multiplicando Talentos em Teresina (PI)

lucio piaui

Entre os dias 18 e 23 de agosto deste ano, a cidade de Teresina, no Piauí, foi o palco da Semana de Imersão em Matemática, evento do Projeto Multiplicando Talentos. A Semana reuniu alunos de escolas públicas do interior do estado e que tiveram boas pontuações na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

O evento incluiu aulas, palestras, atividades matemáticas e desafios e contou com a participação do professor Lúcio Tunes do Santos, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp e pesquisador do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI).

Lúcio apresentou as palestras "Problemas de (Quase) Um Milhão de Dólares" e "Balbúrdias Matemáticas", além da oficina "Planolândia", aos estudantes convidados, que são alunos piauienses com medalhas ou menções honrosas na edição de 2018 da OBMEP e classificados para a fase final da competição, em 2019.

“Reunir alunos medalhistas da OBMEP, de várias regiões do estado do Piauí, e realizar diferentes atividades durante uma semana é uma oportunidade única para vários estudantes de almejar um futuro mais promissor, abrindo a possibilidade de continuar seus estudos em nível superior tendo o suporte financeiro de uma bolsa de iniciação científica”, vislumbra Lúcio.

As atividades foram realizadas no Centro de Treinamento da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (Fetag-PI), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI).

"Foi muito gratificante e emocionante participar desse evento, não só pelo fato de poder falar sobre Matemática para uma platéia interessada e motivada, mas também por conhecer uma outra realidade, em uma região distante do eixo Rio-São Paulo”, finaliza o professor.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Leonardo Zacarin – Comunicação CeMEAI

Com informações da Assessoria de Imprensa da FAPEPI