CeMEAI apoia evento na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Caminho das Startups debateu projetos empreendedores de diferentes áreas

A edição 2019 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorre entre os dias 19 e 27 de outubro, também em São Carlos, com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. Os eventos são gratuitos e abertos a todos os interessados.

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação (SMMACTI) de São Carlos em parceria com a Agência de Inovação da UFSCar, Centro Avançado EESC para Apoio à Inovação – EESCIn/USP, Embrapa Instrumentação e Sebrae realizaram o evento Caminho das Startups que ocorreu no auditório da EMBRAPA Instrumentação, com abertura do Chefe Geral, João de Mendonça Naime.

O evento teve dois blocos. No período da manhã foram discutidas as oportunidades e os desafios em São Carlos para as startups, com apresentação da Liga de Empreendedorismo de São Carlos (LESC) e também empreendedores ligados à Embrapa Instrumentação, a Agrorobótica e a Fine Instrument Technology (FIT). A agenda incluiu ainda apresentações das startups Langue e Sigalei, ligadas ao Sebrae; Chances e Kopp Technologies, conectadas à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); e Triângulos Tecnologia e iSports, vinculadas à USP e apoiadas pelo CeMEAI.

O projeto iSports – sistema que coleta dados e identifica talentos no esporte, está se transformando em uma startup. O trabalho, coordenado pelo professor Francisco Louzada Neto, teve início em 2012. Durante sua apresentação no evento Caminho das Startups, Caroline Godoy falou sobre o foco que o projeto teve no futebol e que, no início de 2019, a equipe foi procurada pela Comissão Brasileira de Judô, também interessada em identificar atletas profissionais que mais se destacam por intermédio de análises estatísticas. “A CBJ tem cerca de 27 federações no país que treinam seus atletas para competições internacionais. São mais de 200 mil atletas profissionais que a CBJ tem interesse em identificar talentos. Estamos desenvolvendo uma plataforma web de captação e análise estatística de dados desses atletas em tempo real e desenvolvendo um aplicativo para disponibilizar para as pessoas que praticam o esporte”, explicou Caroline.

Outra startup que conta com o apoio de pesquisadores do CeMEAI é a Triângulos Tecnologia. “A parceria com o CeMEAI foi motivadora e teve importante contribuição no início de nossa startup que desenvolve, atualmente, soluções web, sempre aliando a possibilidade de atender o mercado e seguir com as pesquisas acadêmicas para levar novas tecnologias à sociedade”, comentou Pedro Arantes, um dos sócios da Triângulos.

As atividades do evento foram também coordenadas pelo professor Alexandre Delbem, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e pesquisador do CeMEAI. Ele falou sobre os objetivos do evento Caminho das Startups. “O primeiro objetivo era identificar o potencial de São Carlos para Startups, os desafios e possíveis soluções, também aumentar a sinergia entre elas, instituições de pesquisa da cidade e prefeitura, por meio do conhecimento das iniciativas de cada órgão. O evento poderá contribuir ainda com a criação de startups GovTech, que buscam soluções inovadoras para o setor público, principalmente a Prefeitura de São Carlos, acelerando o processo de transformação da pesquisa acadêmica em soluções para a sociedade”, explicou.

O CeMEAI também esteve representado no período da tarde nas atividades que discutiram ações institucionais no ambiente de inovação de São Carlos.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Sobre a SNCTC

A SNCT (estabelecida pelo decreto de 9 de junho de 2004) é realizada sempre no mês de outubro, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) por meio da Coordenação-Geral de Popularização da Ciência (CGPC) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

O objetivo é aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País.

Raquel Vieira- Comunicação CeMEAI

E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br