Pesquisadores e Secretários Municipais de São Carlos discutem projetos em conjunto

Iniciativa começou há um ano e teve nova reunião na última sexta-feira

Segurança, abastecimento de água, meio ambiente, esporte, cultura, transporte, trânsito e gestão de pessoas e recursos públicos. Essas e muitas outras questões fazem parte da pauta diária do governo em âmbitos municipal, estadual e federal e são importantíssimas quando se pensa na qualidade de vida da população.

Por isso, a prefeitura de São Carlos (SP) resolveu inovar e apresentar problemas de todas essas áreas a professores e pesquisadores da USP, da UFSCar, dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela Fapesp – entre eles, o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) – e dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) sediados na cidade. A ideia é utilizar o conhecimento da academia para desenvolver projetos em conjunto que possam influenciar diretamente a vida da população.

A ideia de investir na interação entre a universidade e o setor público foi do professor José Galizia Tundisi, atual Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação de São Carlos. As atividades foram iniciadas em dezembro de 2018 e, na última sexta-feira (13), o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos recebeu cerca de 70 pessoas, entre pesquisadores e membros das Secretarias Municipais, para o segundo grande encontro da iniciativa.

“Nós estamos abrindo para o Brasil um caminho novo de interação entre as universidades e o setor público. Há muito conhecimento acumulado que pode ser incorporado à administração através dessa coalizão entre Secretarias Municipais, as propostas e as universidades. Esse é o propósito dessa reunião”, explicou Tundisi durante o evento.

Durante o dia, 13 instituições públicas – entre elas 10 Secretarias Municipais – apresentaram problemas, ideias e discussões que podem trazer benefícios em diversas áreas da sociedade, como a revitalização de espaços públicos, as melhorias em relação à acessibilidade de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, a otimização do abastecimento de água na cidade, o investimento em inteligência urbana, o combate ao mosquito da dengue e muitas outras.

“Temos participado com felicidade da iniciativa porque já temos colhido alguns frutos, apesar de um trabalho tão breve. Já temos conseguido trabalhar com algumas parcerias que têm sido muito positivas para nós”, comemorou Glaziela Solfa Marques, Secretária Municipal de Cidadania e Assistência Social.

Ao fim das apresentações, os participantes receberam um questionário para informar às Secretarias quais contribuições podem ser oferecidas aos projetos exibidos. “Agora, vamos procurar desenvolver uma articulação intensa entre os professores das universidades e as Secretarias Municipais. Hoje mesmo, aqui, pessoas que fizeram as apresentações conversaram com professores e dois projetos já estão se articulando. Isso é muito rápido, eficiente e queremos cada vez mais expandir essa ação da universidade”, finalizou Tundisi.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Leonardo Zacarin – Comunicação CeMEAI

E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br