Dilvan de Abreu Moreira

Tel: +55 16 3373 9684

Descrição:

Linhas de Pesquisa

Microelectronics. Software Agents. Distance Learning using the Web. Semantic Web. Biomedical Informatics. Biodiversity Informatics. Microelectronics. Biomedical Informatics. Semantic Web.

Formação acadêmica/titulação

1995 - Doutorado em Ph.D. in Electronic Engineering.
University of Kent, U. KENT, Inglaterra.
Título: Agents: A Distributed Client/Server System for Leaf Cell Generation
1991 - Mestrado em Engenharia Elétrica.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Simulador para Circuitos Analógicos que Operam Segundo a Técnica de Quantização
1988 - Graduação em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Informações

Minhas pesquisas focam na aplicação de tecnologias Web, em especial as da Web Semântica, em problemas da área Biomédica e de Bioinformática para permitir a interpretação de dados biomédicos por máquinas. Recentemente tenho colaborado com o BMIR-Stanford University com anotações semântica de imagens médicas e com o INPA/Embrapa na anotação e busca semântica de dados sobre biodiversidade. Tenho experiência de mais de 20 anos em pesquisa em computação e engenharia: aplicações distribuídas cliente/servidor e Web, incluindo tecnologias como Web services, ontologias (Semantic Web OWL) e as linguagens C, C++, Clojure e Java em Linux, Windows e Mac. Gerenciei a operação de laboratórios de pesquisa na área.