Informática na Educação. Engenharia de Ontologias. CSCL – Computer Supported Collaborative Learning. Human-Computer Interaction. Intelligent Tutoring Systems. Web Semântica.
2009 – Doutorado em Information And Communication Engineering
Osaka University, OsakaU, Japão
Título: An Ontological Engineering Approach to Computer-Supported Collaborative Learning: From Theory to Pratice
2005 – Mestrado em Ciências da Computação
Universidade de São Paulo, USP, Brasil
Título: Desenvolvimento de Ferramentas no IGeom: Utilizando a Geometria Dinâmica no Ensino Presencial e a Distância
2006 – Especialização em Aprendizagem Colaborativa
Osaka University, OsakaU, Japão
Título: Ontological Engineering and Its Application in Collaborative Learning
2002 – Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação
Universidade de São Paulo, USP, Brasil
Título: iMática: Ambiente Interativo de Apoio ao Ensino de Matemática via Internet
Seiji Isotani é Professor Associado (Livre-Docente) e Vice-Presidente da Comissão de Relações Internacionais (CRInt) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP). Possui Bacharelado e Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (IME-USP). Fez especialização em Aprendizagem Colaborativa e Engenharia de Ontologias. E concluiu seu doutorado em Engenharia da Informação na Osaka University (Japão). Realizou seu pós-doutorado em Sistemas Tutores Inteligentes na Carnegie Mellon University (EUA) onde foi contratado e permaneceu no quadro docente (Faculty) até 2011. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação, tecnologia educacional e transferência de tecnologia, com ênfase em sistemas colaborativos, sistemas baseados em ontologias e sistemas educacionais inteligentes. Há mais de uma década trabalha com geração de tecnologias educacionais voltadas para o ensino de matemática. É fundador e atual co-coordenador do Laboratório de Computação Aplicada à Educação e Tecnologia Social Avançada (CAEd). É também co-fundador de duas empresas de base tecnológica (startups), sendo uma na área de tecnologias educacionais (MeuTutor) e outra na área de tecnologias semânticas (Linkn – Boa Moradia). Ambas foram premiadas em diferentes oportunidades pela produção e aplicação de inovações tecnológicas no setor. Tem realizado pesquisas sobre os seguintes temas: sistemas tutores inteligentes, CSCL (aprendizagem colaborativa), ontologias, open linked data, web semântica e mineração/visualização de dados educacionais. Atua como membro do comitê de diversas revistas científicas nacionais e internacionais, além de ser sistematicamente convidado como palestrante (keynote speaker) e membro do Comitê de Programa de eventos nacionais e internacionais. Foi Editor Chefe da Revista Brasileira de Informática na Educação e Representante da SBC no Technical Committee on Education (TC3) da IFIP – International Federation for Information Processing. Atuou como Professor Visitante na Tokyo Institute of Technology, Japan Advanced Institute of Science and Technology, e Pompeu Fabra University. Seiji recebeu diversos prêmios em sua carreira. Em pesquisa recebeu prêmios da SBC (melhor dissertação de mestrado), da ACM (Student Research Competition) e da IEEE (Outstanding Academic Achievement). Em Inovação foi vencedor da Olimpíada USP de Inovação e Finalista do Prêmio Santander em Ciência e Inovação. Na área de Docência recebeu o Prêmio Excelência em Docência de Graduação pelo ICMC-USP. Atualmente, é ACM Distinguished Speaker, IEEE Senior Member, bolsista produtividade do CNPq, Membro do Conselho Municipal da Secretaria da Educação do Município de São Carlos e Editor Associado da IEEE Transactions on Learning Technologies.
Informática na Educação. Engenharia de Ontologias. CSCL – Computer Supported Collaborative Learning. Human-Computer Interaction. Intelligent Tutoring Systems. Web Semântica.
2009 – Doutorado em Information And Communication Engineering
Osaka University, OsakaU, Japão
Título: An Ontological Engineering Approach to Computer-Supported Collaborative Learning: From Theory to Pratice
2005 – Mestrado em Ciências da Computação
Universidade de São Paulo, USP, Brasil
Título: Desenvolvimento de Ferramentas no IGeom: Utilizando a Geometria Dinâmica no Ensino Presencial e a Distância
2006 – Especialização em Aprendizagem Colaborativa
Osaka University, OsakaU, Japão
Título: Ontological Engineering and Its Application in Collaborative Learning
2002 – Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação
Universidade de São Paulo, USP, Brasil
Título: iMática: Ambiente Interativo de Apoio ao Ensino de Matemática via Internet
Seiji Isotani é Professor Associado (Livre-Docente) e Vice-Presidente da Comissão de Relações Internacionais (CRInt) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP). Possui Bacharelado e Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (IME-USP). Fez especialização em Aprendizagem Colaborativa e Engenharia de Ontologias. E concluiu seu doutorado em Engenharia da Informação na Osaka University (Japão). Realizou seu pós-doutorado em Sistemas Tutores Inteligentes na Carnegie Mellon University (EUA) onde foi contratado e permaneceu no quadro docente (Faculty) até 2011. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação, tecnologia educacional e transferência de tecnologia, com ênfase em sistemas colaborativos, sistemas baseados em ontologias e sistemas educacionais inteligentes. Há mais de uma década trabalha com geração de tecnologias educacionais voltadas para o ensino de matemática. É fundador e atual co-coordenador do Laboratório de Computação Aplicada à Educação e Tecnologia Social Avançada (CAEd). É também co-fundador de duas empresas de base tecnológica (startups), sendo uma na área de tecnologias educacionais (MeuTutor) e outra na área de tecnologias semânticas (Linkn – Boa Moradia). Ambas foram premiadas em diferentes oportunidades pela produção e aplicação de inovações tecnológicas no setor. Tem realizado pesquisas sobre os seguintes temas: sistemas tutores inteligentes, CSCL (aprendizagem colaborativa), ontologias, open linked data, web semântica e mineração/visualização de dados educacionais. Atua como membro do comitê de diversas revistas científicas nacionais e internacionais, além de ser sistematicamente convidado como palestrante (keynote speaker) e membro do Comitê de Programa de eventos nacionais e internacionais. Foi Editor Chefe da Revista Brasileira de Informática na Educação e Representante da SBC no Technical Committee on Education (TC3) da IFIP – International Federation for Information Processing. Atuou como Professor Visitante na Tokyo Institute of Technology, Japan Advanced Institute of Science and Technology, e Pompeu Fabra University. Seiji recebeu diversos prêmios em sua carreira. Em pesquisa recebeu prêmios da SBC (melhor dissertação de mestrado), da ACM (Student Research Competition) e da IEEE (Outstanding Academic Achievement). Em Inovação foi vencedor da Olimpíada USP de Inovação e Finalista do Prêmio Santander em Ciência e Inovação. Na área de Docência recebeu o Prêmio Excelência em Docência de Graduação pelo ICMC-USP. Atualmente, é ACM Distinguished Speaker, IEEE Senior Member, bolsista produtividade do CNPq, Membro do Conselho Municipal da Secretaria da Educação do Município de São Carlos e Editor Associado da IEEE Transactions on Learning Technologies.