Modelo de otimização contribui com sustentabilidade na agricultura

Ações são sugeridas aos produtores visando resultados econômicos e ambientais

Modelo de otimização contribui com sustentabilidade na agricultura

Uma tese de doutorado orientada pelo professor Geraldo Silva, do Ibilce/Unesp e pesquisador do CEPID - CeMEAI, desenvolveu um modelo de otimização que contribui com a sustentabilidade na agricultura. Entenda melhor o trabalho:

Publicado por CEPID - CeMEAI em Terça-feira, 3 de março de 2020

A tese denominada Arquitetura de Controle para Gestão de Recursos na Agricultura de Precisão, do aluno de doutorado Ismael Pena, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (Unesp/ São José do Rio Preto) é uma importante contribuição para o meio ambiente.

Orientada pelo professor Geraldo Nunes Silva - que é também pesquisador do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), ela investiga um paradigma de controle para a gestão coordenada de recursos na agricultura, em um contexto em que diversas unidades de produção que buscam o máximo retorno econômico em cada ciclo de produção são articuladas de forma a garantir a sustentabilidade ambiental e econômico-social de longo prazo.

“Para isso, utilizamos um esquema de controle com dois níveis em que no nível inferior, são resolvidos problemas de controle ótimo com restrições para cada uma das unidades de produção e no nível superior, utiliza-se um novo paradigma de Controle Preditivo para promover a coordenação global no sentido de assegurar a sustentabilidade ambiental no longo prazo”, explica Ismael.

Ainda segundo ele, a novidade deste esquema de MPC com relação aos convencionais consiste no fato de que o modelo do sistema dinâmico associado não está definido a priori, mas surge das decisões de gestão e controle de cada uma das unidades de produção. Além do estudo de algumas propriedades importantes, foi demonstrada a existência de solução global que resulta da convergência do esquema global, assim como a estabilidade assintótica do mesmo.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Última modificação em Terça, 03 Março 2020 19:02