Portuguese Chinese (Simplified) English French German Italian Japanese Russian Spanish

Super User

Super User

Simulações numéricas de turbulência em asas de aeronaves

Notícias Relacionadas


Pesquisadores

William Roberto Wolf

Nesta pesquisa, que tem o apoio do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), foram desenvolvidas simulações de alta fidelidade para estudar técnicas de controle ativo de escoamento para aliviar o estol dinâmico profundo de um aerofólio SD7003 em movimento de mergulho. São coautores do estudo Brener L. O. Ramos, da Unicamp e Chi-An Yeh e Kunihiko Taira, da Universidade da Califórnia em Los Angeles.

Assistente virtual para gestantes

Notícias Relacionadas

Pesquisadores

Gleici da Silva Castro Perdoná

Este projeto tem como objetivo desenvolver um assistente virtual, em língua portuguesa, com exemplos de funcionalidades de gestão da saúde para monitoramento de medida da Atividade Física para gestantes atendidas pelo SUS na cidade de Ribeirão Preto-SP.

Planejamento da produção da cana-de-açúcar

Notícias Relacionadas

Pesquisadores

Socorro Rangel

Um estudo sobre modelos matemáticos de otimização para atividades da cadeia produtiva da cana-de-açúcar foi finalizado em um trabalho de mestrado do aluno Eduardo dos Santos Teixeira, orientado pela professora Maria do Socorro Nogueira Rangel, do IBILCE e que também é pesquisadora do CeMEAI.

A cana-de-açúcar é um produto de grande relevância econômica, utilizada como matéria-prima para a produção de diversas qualidades de açúcar, etanol combustível, bebidas alcoólicas e energia elétrica, além de produtos como papel, plásticos e lenha ecológica. Modelos matemáticos de otimização podem auxiliar o processo de tomada de decisão e assim contribuir para aumentar a rentabilidade da produção e melhorar o aproveitamento dos recursos disponíveis em cada etapa da cadeia de suprimentos. A necessidade de uma revisão bibliográfica sobre aplicações de modelos matemáticos de otimização à produção da cana-de-açúcar, desde o plantio da cana, até a sua utilização como matéria-prima na indústria, motivou a dissertação de Eduardo.

Resolução de problemas industriais
Os treinamentos preparatórios têm como principal objetivo apresentar um conjunto de técnicas matemáticas e de modelagem, juntamente com um problema real para que os estudantes possam experimentar por eles mesmos o processo de entender, formular e resolver um problema prático. Como tem sido bastante comum em outros centros, por exemplo, no OCIAM em Oxford, realiza-se uma Escola de modelagem na semana anterior ao Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais para os alunos de pós-graduação, como treinamento para o evento da semana posterior.

São apresentados problemas reais já estudados em ocasiões anteriores para os quais se tem uma boa base de conhecimento e os alunos trabalham durante uma semana, guiados pelo tutor na solução ou estudo desses problemas. Com isso, espera-se que esses alunos estejam mais bem preparados para o workshop a seguir e possam contribuir de maneira efetiva para a solução dos problemas reais a serem trabalhados.

É realizada a apresentação de problemas industriais já estudados em outras oportunidades, para os quais já se tem um bom corpo de conhecimentos e que serão apresentados aos alunos participantes para treinamento de habilidades como: trabalho em grupo, aplicações dos conhecimentos teóricos num problema real, interlocução com outras especialidades, (nesse caso representado pelo tutor). Durante uma semana, o trabalho é prático e dedicado à solução dos problemas para os quais os alunos se inscreveram. A ideia é que cada aluno frequente um curso. Esse arranjo tem por objetivo colocar o aluno frente a uma atividade da qual ele tem pouco conhecimento, mas que ao final da semana terá absorvido conhecimentos suficientes para contribuir com a solução. Pretendemos com isto despertar no aluno sua capacidade de enfrentar novos desafios, o que em geral não é incentivado pelos programas de pós-graduação, nos quais cada um preocupa-se apenas em resolver seu problema.

1ª edição (2016)

2ª edição (2017)

3ª edição (2018)

4ª edição (2019)

 

Cursos de extensão

 

Python para Ciência de Dados

O objetivo do curso é qualificar profissionais com conhecimento de computação e programação para que sejam capazes de manipular e processar bases de dados em diferentes formatos, projetar "robôs" para capturar informações disponíveis na Web e executar procedimentos básicos de estatística e aprendizado de máquina.

Social Network Analysis

No final deste curso, os alunos deverão ser capazes de compreender as principais ferramentas e conceitos para analisar redes sociais, compreender questões relacionadas à coleta e análise de dados de redes sociais e identificar e discutir questões teóricas e metodológicas associadas a pesquisas em redes sociais.

corpora

 

O objetivo do CeMEAI é promover a aproximação entre às comunidades acadêmica e industrial, assegurando que o desenvolvimento acadêmico, científico e tecnológico, seja acessível para uma gama maior de usuários, propiciando o desenvolvimento de novos materiais, processos, produtos e serviços, por meio da utilização eficiente das ciências matemáticas em problemas reais das mais várias áreas do conhecimento, como a aeronáutica, a industrial, a financeira, a médica, a petrolífera, entre outras. Neste contexto, o CeMEAI oferece Educação Corporativa de qualidade, por meio da qual conseguimos proceder com o nosso processo de transferência tecnológica de forma estruturada e sistêmica, garantindo um vigoroso processo de aprendizagem. Nossos cursos são oferecidos em diferentes modalidades, alinhados com as práticas e valores que fazem parte da visão e da missão da sua empresa, refletindo no atendimento eficaz de suas necessidades.

Confira nossos cursos de educação corporativa!

 

Cursos de longa duração

MBA

O objetivo deste curso de especialização é formar profissionais capacitados em metodologias e técnicas necessárias e adequadas para manipulação, visualização, análise, modelagem e interpretação de grandes e complexas massas de dados, provenientes dos mais variados setores e áreas de aplicação.

MECAI

O objetivo do MECAI é fornecer a seus alunos uma sólida formação em matemática, estatística e computação, buscando atender às demandas do setor produtivo de modo a fomentar avanços tecnológicos e desenvolvimento de produtos, tornando assim empresas e setores governamentais mais competitivos e reconhecidos internacionalmente.

Cursos de curta duração

Extensão

O CeMEAI oferece cursos de extensão em temas relacionados às Ciências Matemáticas para aumentar a capacidade analítica dos alunos em termos de ciências de dados, estatística e matemática aplicada.

Resolução

Os treinamentos preparatórios buscam apresentar um conjunto de técnicas, junto a um problema real, para que estudantes possam entender, formular e resolver um problema prático. 

Aperfeiçoamento

O principal objetivo deste curso de aperfeiçoamento é qualificar e atualizar profissionais que já possuam conhecimento básico de matemática e computação para que sejam capazes de atuar como cientistas de dados.

Planejamento da utilização eficiente de pistas para pousos

Notícias Relacionadas

Pesquisadores

André Carvalho, Maristela dos Santos

Uma projeção do Ministério da Infraestrutura, por intermédio da Secretaria Nacional de Aviação Civil, estima que a demanda de passageiros na aviação civil deve praticamente dobrar até 2037 no Brasil. No mundo, estudos apontam taxa de crescimento anual em torno de 5% até 2030 no que se refere a utilização de transporte aéreo.

Muitos problemas deverão ser enfrentados, entre eles, o gerenciamento de tráfego. E foi essa área que ganhou o interesse de uma pesquisa que conta com o apoio do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI). A tese de doutorado da aluna Lorrany Cristina da Silva, orientada pelo pesquisador André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho e coorientada por Maristela Oliveira dos Santos trata do planejamento da utilização eficiente de pistas para pousos.

Otimização da produção de fraldas

Notícias Relacionadas

Pesquisadores
Débora Ronconi

O trabalho desenvolveu um modelo matemático de sequenciamento e dimensionamento da produção de fraldas que chega a resultados muito próximos da solução considerada ideal. A série de equações do modelo de programação linear inteira mista teve como objetivo principal reduzir o tempo gasto com o setup das máquinas, ou seja, o tempo gasto para mudar a preparação destas máquinas e passar a fazer outro tipo de fralda.

Várias restrições foram levadas em consideração: a demanda deve ser atendida e as máquinas têm velocidades diferentes. Têm mudanças, por exemplo, de acordo com o tipo de fralda (simples, especial, super especial etc.), com o tamanho dela (RN, P, M, G, GG etc.) e com o tamanho do pacote em que ela será embalada. E se o mês tem 30 dias, é preciso levar em conta também que o máximo que a máquina trabalha são 24 horas por dia. Mais que isso, foge à realidade. O estudante explica que usou dois tipos de variáveis para definir a função objetivo do modelo: as reais (que vão de menos infinito até infinito e têm todos os valores fracionários nesse meio) e as binárias (zero-um).

Tecnologia que alerta sobre o risco de enchentes (e-Noé)

Notícias Relacionadas

Pesquisadores

Jó Ueyama, João Porto de Albuquerque, Alexandre Delbem. Sidgley Camargo de Andrade, Thiago Aparecido Gonçalves da Costa e Lucas Augusto Vieira Brito

A pesquisa resultou em um sistema que não apenas detecta enchentes e o nível de poluição de rios, como pode avisar a população, via aplicativo de celular, sobre os eventuais riscos. O sistema é chamado e-NOE e funciona por meio de uma rede de sensores sem fio.

Gerenciamento de tráfego rodoviário

Notícias Relacionadas

Pesquisadores

Osvaldo Anacleto Júnior

O trabalho trata da previsão multivariada de fluxos de tráfego rodoviário. Nesta pesquisa, foram desenvolvidos modelos estatísticos implementados em forma de algoritmos que utilizam dados coletados em uma extensa rede de vias urbanas em Manchester, Reino Unido, para contribuir com um sistema de gerenciamento de tráfego online para avaliar instalações e desempenho das rodovias ao longo do tempo ou para controle de tráfego em tempo real para prevenir e gerenciar congestionamentos.

Página 1 de 12