Portuguese Chinese (Simplified) English French German Italian Japanese Russian Spanish

Super User

Super User

Ferramenta para predizer a evolução da Covid-19 em São Paulo

Notícias Relacionadas

Pesquisadores

Wallace Casaca, Cássio Oishi, José Alberto Cuminato

Professores da Unesp e da USP desenvolveram uma ferramenta que utiliza matemática e inteligência artificial para predizer o número de infecções, óbitos e pacientes recuperados no estado de São Paulo. Utilizando dados fornecidos pelas prefeituras municipais e concentrados na plataforma Info Tracker, os pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), apoiado pela Fapesp, conseguem apontar resultados individuais para cada uma das 22 regiões do estado.

Políticas públicas para moradores de rua

Notícias Relacionadas

Pesquisadores

Alexandre Delbem

A Prefeitura de São Carlos, em parceria com pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), realiza um projeto para entender o perfil de moradores em situação de rua.

Após um censo com cerca de duzentas destas pessoas, os dados irão receber análise matemática que poderão contribuir com políticas públicas para essa população.

Análise da efetividade das medidas de saúde na transmissão da Covid-19

Notícias Relacionadas

Pesquisadores

Zhao Liang

Uma pesquisa que conta com o apoio do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), tem como foco a transmissão doméstica da COVID-19 no Brasil, com uma análise da eficiência das medidas de saúde pública como isolamento social/ quarentena e uso de máscaras na mitigação da transmissão do vírus no país.

O estudo tem como autores Thiago Christiano Silva, Leandro Anghinoni e o pesquisador Zhao Liang, todos da Universidade de São Paulo (USP). Eles trabalharam com uma abordagem inovadora e desenvolveram um modelo que permite estimar as taxas de transmissão de cada uma das cidades brasileiras. E entre as conclusões, a eficiência do uso de máscaras.

Rede de cidades inteligentes

Notícias Relacionadas

Pesquisadores

André Carvalho

Você já parou para pensar como serão as cidades do futuro? Talvez nem seja preciso ir tão longe. Algumas delas já estão sendo construídas no presente. As Smart Cities utilizam tecnologias como Inteligência Artificial e Internet das Coisas para gerar eficiência nas operações urbanas, mantendo o desenvolvimento econômico ao mesmo tempo que melhoram a qualidade de vida da população.

No Brasil, um projeto apoiado pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), está criando uma rede de cidades inteligentes. É a Inteligência Artificial Recriando Ambientes (IARA), que integra cerca de vinte universidades do país e do exterior, governos e iniciativa privada.

Análise de dados comparativos sobre o avanço da Covid-19 em São Paulo

Notícias Relacionadas

Pesquisadores

Wallace Casaca

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, uma das grandes preocupações dos pesquisadores que buscam formas de combatê-la é com a qualidade e a organização dos dados de casos, óbitos, internações e outros números que ajudem a traçar um panorama mais certeiro da evolução da doença.

Nesse contexto, pesquisadores da Unesp e da USP lançaram o SP Covid-19 Info Tracker. A ferramenta reúne dados desde o início da pandemia em 82 cidades paulistas, que correspondem a 95% dos óbitos confirmados no estado. O sistema apresenta dados de histórico diário, índices epidemiológicos e resultados de estatísticas matemáticas fornecidas por cada município monitorado, possibilitando que as informações sejam comparadas na íntegra. Assim, a ferramenta de análise de dados permite uma avaliação mais assertiva da evolução da doença em cada município e no estado como um todo.

Detecção de casos negativos de Covid-19

Notícias Relacionadas

Pesquisadores

André Carvalho

Pesquisadores estão desenvolvendo uma plataforma digital que utiliza dados de pacientes para criar indicadores e auxiliar na tomada de decisão dos médicos no combate ao novo coronavírus. Apenas com dados de hemograma, o sistema utiliza inteligência artificial para ajudar os hospitais a agilizar o processo de diagnóstico e otimizar recursos.

DiagoNow, como foi chamada a ferramenta, funciona em quatro etapas, que atuam de forma complementar para confirmar casos positivos ou dispensar os casos negativos.

Planejamento do isolamento intermitente em SP

Notícias Relacionadas

Pesquisadores

Paulo Silva; Luis Gustavo Nonato; Tiago Pereira da Silva

A ideia da pesquisa é responder as seguintes questões:
  • Por quanto tempo o protocolo deve ser mantido para se evitar o colapso do sistema de saúde?
  • Cientes de que a evolução da doença não se encontra no mesmo estágio em todas as cidades e que a capacidade hospitalar varia muito em cada região, deve-se implantar o mesmo protocolo de distanciamento de forma homogênea em todas cidades e no mesmo momento?
  • Deve-se amenizar o protocolo também de forma homogênea em todo o estado?  
A investigação dessas perguntas levou à criação de um sistema que permite avaliar quando e com qual intensidade o protocolo de distanciamento deve ser implantado em cada cidade individualmente a fim de evitar o colapso do sistema de saúde.

Assistente Virtual para conter COVID-19

Notícias Relacionadas

Pesquisadores

André Carvalho

O projeto tem a intenção de fornecer de forma útil e acessível informações à população através de um Assistente Virtual sobre os sintomas do novo coronavírus, onde procurar auxílio como hospitais, postos de saúde, entre outras informações como isolamento social. Outro ponto importante é prover informações sobre a movimentação ou capacidade em tempo real sobre os hospitais e postos de saúde.

Dados atualizados sobre o coronavírus em São Paulo

Notícias Relacionadas

Pesquisadores

Wallace Casaca

Para informar a população com mais assertividade a respeito do número de casos de coronavírus em São Paulo, o professor Wallace Casaca, do campus da Unesp em Rosana e pesquisador do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), teve a ideia de desenvolver um mapa interativo com informações atualizadas diariamente a respeito da doença em mais de 60 municípios do estado.

Otimização para sustentabilidade na agricultura

Notícias Relacionadas

Pesquisadores

Geraldo Silva

A tese denominada Arquitetura de Controle para Gestão de Recursos na Agricultura de Precisão, do aluno de doutorado Ismael Pena, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (Unesp/ São José do Rio Preto) é uma importante contribuição para o meio ambiente.

Orientada pelo professor Geraldo Nunes Silva - que é também pesquisador do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), ela investiga um paradigma de controle para a gestão coordenada de recursos na agricultura, em um contexto em que diversas unidades de produção que buscam o máximo retorno econômico em cada ciclo de produção são articuladas de forma a garantir a sustentabilidade ambiental e econômico-social de longo prazo.

Página 1 de 14