Curso XII
Redes Complexas e Aplicações
Curso XII
Redes Complexas e Aplicações
Ministrantes: Prof. Dr. Diego Raphael Amancio, Ana Caroline Medeiros Brito e Jorge Valverde Tohalino
Resumo: Diversos fenômenos do mundo real são naturalmente representados por redes, isto é, estruturas compostas por vértices conectados entre si por arestas. Exemplos de tais redes são encontrados em todo local: redes de transmissão e distribuição de energia elétrica, redes viárias, redes sociais, redes de computadores, redes neuronais, para citar apenas algumas. Em computação, as redes complexas são utilizadas em várias linhas de pesquisas, como mineração de dados, mineração de textos, processamento de imagens, recuperação de informação, reconhecimento de padrões, bioinformática, entre outros.
Conteúdo: Neste curso serão apresentados os conceitos básicos de redes complexas, incluindo modelagem de sistemas reais, caracterização estrutural e dinâmica destas redes e reconhecimento de padrões. Além dos aspectos teóricos, serão apresentadas as principais ferramentas necessárias para modelar e caracterizar redes complexas, além de exemplos de modelagem em redes de informação e redes sociais.
Referências:
CH Comin, T. Peron FN Silva, DR Amancio, FA Rodrigues and LF Costa. Complex systems: Features, similarity and connectivity. Physics Reports 861, 1—41, 2020.
Silva FN, Amancio DR, Bardosova M, Costa, LF and Oliveira Jr ON. (2016). Using network science and text analytics to produce surveys in a scientific topic. Journal of Informetrics, 10(2), 487-502.
M Newman, AL Barabasi DJ Watts. The structure and dynamics of networks, (2006).
Mini CVs:
Diego Raphael Amancio é Professor Associado RDIDP no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), pelo Departamento de Ciências de Computação (SCC-ICMC-USP). Engenheiro da computação graduado pela Universidade de São Paulo (USP), é doutor em Física Aplicada Computacional pela USP (doutorado direto FAPESP). Possui dois pós-doutorados, um na Universidade de São Paulo (IFSC-USP) e outro na Indiana University (Estados Unidos, Bloomington-IN). Livre-docente pelo Departamento de Ciências da Computação (SCC-ICMC-USP). É editor acadêmico de quatro periódicos internacionais: PLoS ONE, Complexity (Hindawi), PeerJ Computer Science e Frontiers in Physics (Associate Editor). Atua como revisor em periódicos internacionais de impacto, tendo completado revisões em mais de 70 periódicos internacionais de impacto nas áreas de Computação, Física Computacional e Interdisciplinares. Sua pesquisa realizada no doutorado rendeu o Prêmio Tese Destaque USP 2014, como melhor tese de doutorado defendida em todos os campi da USP entre 2012 e 2013 na área de Ciências Exatas. Orientou alunos de doutorado e mestrado, e recebeu em 2015-2016 umas das bolsas de pesquisa fornecidas pelo Google (Google Research Awards in Latin America). Em 2020 seu aluno de doutorado recebeu o Prêmio CAPES de Teses, como melhor tese desenvolvida no Brasil na área da Ciência de Computação. É bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq. Sua pesquisa rendeu mais de 1000 citações no Web of Science (Clarivate Analytics). Nesta mesma base, apresenta um h-index = 26 (Web of Science, Clarivate Analytics, Abr/2021). Seu trabalho de pesquisa concentra-se no estudo de redes complexas aplicadas ao Processamento de Línguas Naturais e Cienciometria, além de Machine Learning.
Ana Caroline Medeiros Brito é aluna de doutorado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), na área de Inteligência Artificial do Programa Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional (PPG-CCMC). É bacharela em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e é mestra em Ciências também pelo PPC-CCMC. Sua área de pesquisa é Cienciometria e Mineração de dados com Redes Complexas.
Jorge Valverde Tohalino atualmente é Doutorando do programa de Ciências da Computação e Matemática Computacional no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento de Línguas Naturais, Inteligência Artificial e Redes Complexas.
Possui formação em Ciência da Computação pela Universidad Católica San Pablo (Arequipa – Perú) e é Mestre em Ciências da Computação pelo ICMC-USP.