67ª Reunião Anual da SBPC conta com estande do CeMEAI

Evento sediado na UFSCar vai até o próximo sábado

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está organizando, entre os dias 12 e 18 de julho, a 67ª Reunião Anual da entidade. O evento, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e ligado aos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, tem como tema “Luz, Ciência e Ação” e deve reunir cerca de 20 mil pessoas entre estudantes, docentes, cientistas e cidadãos interessados em ciência e tecnologia de todas as partes do Brasil.

Pela primeira vez, o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI) participa do encontro, que é o maior evento do gênero na América Latina e discute, de diversas formas, as políticas de ciência, tecnologia e educação no Brasil. Os quatro espaços principais do evento são a SBPC Cultural, a SBPC Jovem, a SBPC Indígena e a Expo T&C.

O Expo T&C concentra pesquisas das áreas de tecnologia e ciência. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) dedicou seu espaço na Expo T&C para apresentar seus Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) – entre eles, o CeMEAI.

O estande do CeMEAI conta com um monitor vertical para apresentar um vídeo institucional, que explica as áreas de pesquisa do Centro e apresenta algumas parcerias com indústrias. Além disso, integrantes do CeMEAI estão presentes no local para explicar os trabalhos do Centro e tirar dúvidas dos interessados.

O horário de visitação do estande é das 10h às 19h até o encerramento da Reunião, no próximo sábado (18). Mais informações podem ser encontradas no site do evento.

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. O CeMEAI é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas (em particular matemática aplicada, estatística e ciência da computação) como um recurso industrial.

As atividades do Centro são realizadas dentro de um ambiente interdisciplinar, enfatizando-se a transferência de tecnologia e a educação e difusão do conhecimento para as aplicações industriais e governamentais. As atividades são desenvolvidas nas áreas de Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC, o CEPID-CeMEAI conta com outras cinco instituições associadas: o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (CCET-UFSCar); o Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP); o Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (IBILCE-UNESP); a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP); o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); e o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).

Leonardo Zacarin – Comunicação CeMEAI