Workshops de Inovação

Identificando e buscando soluções para as demandas existentes nas indústrias paulistas

A partir do conjunto de setores prioritários a serem definidos pelas equipes do CPA, o SENAI-SP, promoverá o mapeamento, organização e a realização dos Workshops de Inovação (WI), com duração de 5 dias, para os quais as empresas e instituições trarão seus problemas, onde serão identificadas as especificidades de suas necessidades e então focar na busca de solução para seus desafios tecnológicos, como também, na identificação das necessidades específicas de treinamento e capacitação de seus recursos humanos.

Para cada ano de execução deste CPA – ao longo dos 5 (cinco) anos, está prevista a realização de pelo menos 5 (cinco) Workshops de Inovação (WI), para setores previamente priorizados pelo conjunto dos líderes dos grupos de cada ICT participante.

Com essa definição o SENAI-SP desenvolverá o correspondente “Insight Setorial” mapeando os clusters de empresas com maior potencial para apresentar seus desafios tecnológicos a serem submetidos ao respectivo Workshop de Inovação.

Assim, cada conjunto de “Empresas Target” – a serem identificadas para o(s) setor(es) escolhido(s), será apresentado ao CPA para definir quais empresas deverão ser acessadas para participarem de cada um dos WI – cujo foco central é a explicitação de seus desafios tecnológicos visando à busca de suas soluções – que para sua execução, contará com a expertise de todos os membros do CPA-CDII e de estudantes pós-graduados que integram o network do CPA-CDII. Para cada um dos desafios tecnológicos incorporados no Workshop de Inovação, serão formadas equipes específicas para trabalhar no equadionamento de suas naturezas e consequente encaminhamento para sua solução.

Portanto, é no contexto de cada um dos WIs que se fará a definição das estratégias de busca das soluções e a estruturação do conjunto de ações necessárias para a construção da Prova de Conceito (PoC) da solução de cada um dos desafios apresentados e a decorrente criação de possíveis parcerias institucionais. Concomitantemente, serão identificadas as necessidades de treinamento e capacitação dos recursos humanos aí associados.

Antevemos que esse contato direto com as empresas, possibilitará também visionar e antecipar necessidades da exploração de novas rotas tecnológicas e a identificação de potenciais competências que serão necessárias para qualificar os profissionais de IA do futuro.

Submeta aqui o Desafio Tecnológico de sua Indústria