“A Matemática e os contos de fadas”: professor da USP apresenta palestra no IMECC

Edição do ciclo "A Terceira Margem" será realizada nesta quarta-feira

nilson jose machado

Na próxima quarta-feira (2), o professor Nilson Machado, da USP, será o próximo apresentador do ciclo de palestras “A Terceira Margem”, promovido pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp.

Machado traçará um paralelo entre as influências da matemática e das histórias na infância. A palestra será realizada no auditório do IMECC e começará às 13h. Não é necessário se inscrever.

Confira o resumo da apresentação:

É interessante comparar os papéis que a Matemática e os contos de fada desempenham na formação das crianças. Nas histórias infantis, há uma nitidez absoluta na distinção entre o bem e o mal, o herói e o vilão, a bruxa malvada e a fada madrinha. A vida não é tão simples assim: aborto, eutanásia, clonagem – qual a linha divisória entre o bem e o mal? Para enfrentar a complexidade das situações vitais, precisamos construir previamente um repertório de referências em que a tomada de decisões seja mais simples. As histórias fabulosas divertem e emocionam, mas, sobretudo, fornecem balizas relativas a valores.

Nos problemas que a realidade nos propõe, também não é tão nítida a distinção entre o certo e o errado, o verdadeiro e o falso quanto o é na Matemática. Ao expressar matematicamente um problema, as respostas são assertivas: há o verdadeiro e há o falso, há o certo e o errado, não há muito espaço para tergiversar.

A Matemática e os contos de fada são uma preparação espiritual para a vida. Argumentar com conteúdos para justificar esta afirmação é o objetivo principal da presente palestra.

Leonardo Zacarin – Comunicação CeMEAI

E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br