Aluna de pesquisador do CeMEAI recebe menção honrosa da Capes

Diana Milena Galvis Soto se destacou na área de Probabilidade e Estatística

A tese de doutorado da aluna do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp, Diana Milena Galvis Soto, recebeu menção honrosa do Prêmio Capes de Teses 2015 pelo trabalho “Análise Bayesiana de modelos de regressão para dados de proporções na presença de zeros e uns”. O trabalho foi orientado pelo professor do Departamento de Estatística e pesquisador do CeMEAI Victor Hugo Lachos Dávila.

Diana é professora da Universidad Del Quindio, na Colômbia, onde fez a graduação em Matemática e Computação em 1999, e mestre em Estatística pelo IME-USP em 2004. A tese premiada foi defendida na Unicamp em 2014. Durante o doutorado, Diana teve 3 artigos publicados em revistas especializadas na área de Probabilidade e Estatística.

Parte deste trabalho tinha recebido menção honrosa no VII Encontro de Estudantes de Pós-graduação no IMECC/Unicamp em 2013. A cerimônia do prêmio Capes de Teses 2015 está marcada para o dia 10 de dezembro, em Brasília.

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. O CeMEAI é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas (em particular matemática aplicada, estatística e ciência da computação) como um recurso industrial.

As atividades do Centro são realizadas dentro de um ambiente interdisciplinar, enfatizando-se a transferência de tecnologia e a educação e difusão do conhecimento para as aplicações industriais e governamentais. As atividades são desenvolvidas nas áreas de Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC, o CEPID-CeMEAI conta com outras seis instituições associadas: o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (CCET-UFSCar); o Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP); o Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (IBILCE-UNESP); a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP); o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); e o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).

Assessoria CEPID-CeMEAI