Aluna do ICMC apresenta último Seminário de Coisas Legais do ano

Amanda Figur falou sobre “Como estar certo mesmo estando errado”

Na tarde desta sexta-feira (13), foi realizada a última edição de 2015 do Seminário de Coisas Legais. Amanda Figur, aluna do segundo ano do curso de Matemática do ICMC da USP em São Carlos, utilizou o princípio da incompletude do matemático austríaco Kurt Gödel para apresentar a palestra com o tema “Como estar certo mesmo estando errado”.

O evento foi realizado no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC, e, como de costume, começou às 13h13.

As apresentações para o ano de 2016 ainda não estão confirmadas, mas devem se iniciar no mês de março, algumas semanas depois do início do ano letivo.

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. O CeMEAI é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas (em particular matemática aplicada, estatística e ciência da computação) como um recurso industrial.

As atividades do Centro são realizadas dentro de um ambiente interdisciplinar, enfatizando-se a transferência de tecnologia e a educação e difusão do conhecimento para as aplicações industriais e governamentais. As atividades são desenvolvidas nas áreas de Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC, o CEPID-CeMEAI conta com outras seis instituições associadas: o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (CCET-UFSCar); o Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP); o Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (IBILCE-UNESP); a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP); o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); e o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).

Leonardo Zacarin – Assessoria CEPID-CeMEAI