Aluno orientado por pesquisador do CeMEAI conquista prêmio célebre na América Latina

Professor Jorge Luis Bazán guiou estudante para vencer honraria importante em Conferência no Peru, em abril, na área de Ciências da Computação e Estatística
Foto: Divulgação – Victor Eduardo Olivares conquistou prêmio internacional na área de Ciências da Computação e Estatística

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) foi protagonista de uma honraria internacional na área de Matemática no mês de abril, em Lima, no Peru. O professor Jorge Luis Bazán, pesquisador do Centro, foi orientador do trabalho do aluno Victor Eduardo Lachos Olivares, vencedor do prêmio “IASC-LARS Best Conference Paper Award 2023” na 7ª Conferência Latino-Americana de Ciências da Computação e Estatística.

O prêmio obtido por Olivares é outorgado pela Seção Regional Latino-Americana da Associação Internacional de Ciências da Computação. Além do reconhecimento, o aluno do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs) da UFSCar-USP se torna membro regular da entidade.

Victor Eduardo também será apresentado oficialmente como vencedor no evento mais importante da área: o Congresso Mundial de Estatística, da Associação Internacional de Estatística (ISI). “Ser reconhecido dessa forma pela dedicação ao nosso trabalho como pesquisadores é uma das maiores recompensas que poderíamos receber, ainda mais quando temos a oportunidade de fazer o que realmente gostamos”, comemora o estudante.

O artigo intitulado “Análise dos Principais Componentes para Dados de Pesquisa sobre a Eleição Presidencial no Peru de 2021” caracteriza os votos do período eleitoral no Peru, identificando, assim, dois fatores que caracterizam os partidos políticos: nível educacional e desenvolvimento econômico. “Agradeço imensamente às pessoas que dedicaram um pouco de seu tempo para ouvir, compreender e fornecer feedback sobre o conhecimento que eu estava tentando transmitir em minha primeira apresentação em outra língua, durante um Congresso de Estatística. Essa experiência foi fundamental para aprimorar minhas habilidades”, reforça Olivares.

Sua obra é de fundamental importância para explicar o cenário político atual em Lima. Olivares faz questão de agradecer à contribuição de Bazán e ao respaldo também da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no processo. Isso contribui para que o modelo seja expandido também para nossas fronteiras, segundo o aluno.

“Sou grato ao meu orientador por ser meu guia no caminho da pesquisa, ao programa PIPGEs por motivar e abrir portas para estudantes que desejam se tornar melhores profissionais e pesquisadores na área de Estatística e à CAPES por conceder a bolsa que possibilitou a realização desta pesquisa. Pudemos aplicar o modelo univariado para compreender o comportamento político da sociedade peruana e como os indicadores de desenvolvimento humano podem nos ajudar a interpretar as diferenças regionais. O próximo passo é ter um modelo mais generalizado, aplicando outras ferramentas estatísticas que permitam entender as variáveis de resposta em conjunto. Esse modelo pode ser ampliado para uma compreensão política do que está acontecendo em outras sociedades, como no Brasil”, completa o premiado.

De fato, análises similares para o Brasil já estão em desenvolvimento, como ressalta Olivares, e evidenciam o potencial de uso da Análise em Estatística e da área de Ciência de Dados para o entendimento do cenário político de uma nação. “O prêmio obtido pelo Victor mostra a importância da parceria do CeMEAI com os programas de Pós-Graduação, que estão vinculados os pesquisadores do Centro, assim como mostra a oportunidade de abordar temas de relevância social desde a área de Ciência de Dados quando pensamos em aplicações à Indústria num sentido amplo”, defende Bazán.

No caso específico do PIPGEs, o CeMEAI tem contribuído com a infraestrutura de um laboratório de pesquisa, o cluster de alto desempenho Euler, assim como no auxílio aos pesquisadores para participação em congressos. “De fato, é um respaldo que ajuda os estudantes a se dedicarem à pesquisa e que possam desenvolver contribuições relevantes para obterem os reconhecimentos correspondentes”, completa o pesquisador do Centro.

Atualmente, o PIPGEs da UFSCar-USP está com inscrições abertas para os processos seletivos de mestrado e doutorado até 2 de junho.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar, IMECC-UNICAMP, IBILCE-UNESP, FCT-UNESP, IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.