Sexta-feira, às 13h13. Já é tradição no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos: pelo menos uma vez por mês durante o período letivo, nesse dia e nesse horário, uma edição do Seminário de Coisas Legais é apresentada no auditório do Instituto.
O objetivo das apresentações é abordar a matemática e as áreas afins – como computação, estatística e física – de uma forma mais descontraída, mais atrativa. Alunos de graduação, pós-graduandos e até professores escolhem assuntos variados e, didaticamente, quebram os tabus que consideram essas áreas complexas demais para o público em geral.
O Seminário de Coisas Legais existe desde 2011 e é organizado pelos professores do ICMC Leandro Aurichi e Marina Andretta, que também é pesquisadora do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI). Agora, em 2017, o projeto ganhou uma versão digital: a Acta Legalicus, que apresenta artigos e trabalhos de iniciação científica que tratam, com a mesma leveza do Seminário, os assuntos relacionados às tão temidas áreas exatas.
A Acta divide os conteúdos de duas maneiras: por áreas (computação, estatística e matemática) e por dificuldade, em uma escala representada por xícaras de café (artigos de uma xícara são os mais acessíveis; os de três xícaras demandam mais conhecimento específico).
“A Acta Legalicus tem dois objetivos principais: trazer ao público artigos de divulgação, escritos preferencialmente por alunos de graduação e pós-graduação, que tratem de assuntos legais, para mostrar que matemática e áreas afins são muito mais interessantes do que o pessoal costuma ver na escola, e dar aos alunos a experiência de escrever e revisar artigos, que é bastante importante para a formação deles – principalmente para aqueles que pretendem seguir carreira acadêmica”, explica Marina.
Como acessar
Todos os artigos publicados na revista eletrônica podem ser acessados no site da Acta Legalicus.
Como submeter trabalhos
Os trabalhos podem ser enviados para a Acta Legalicus na área de submissões do site. Depois de recebido pelos editores, cada artigo é encaminhado para dois pareceristas anônimos – em geral um aluno de graduação e um de pós-graduação. Se o artigo for aceito, o autor recebe as sugestões dos pareceristas e o artigo é revisado até sua versão final para, enfim, ser publicado na Acta.
Sobre o CeMEAI
O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.
O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.
Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar, IMECC-UNICAMP, IBILCE-UNESP, FCT-UNESP, IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.
Leonardo Zacarin – Comunicação CeMEAI
Mais informações
Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609
E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br