Bolsa de PD em Otimização de Layouts Gráficos

Nº: 1046

Área de conhecimento: Matemática

Nº do processo FAPESP: 2013/07375-0

Título do projeto: Otimização de layouts gráficos para visualização de dados

Área de atuação: Otimização

Pesquisador principal: Franklina Maria Bragion de Toledo

Unidade/Instituição: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – ICMC / USP

Data limite para inscrições: 31/03/2016

Publicado em: 01/03/2016

Localização: Av. Trab. São-Carlense 400 São Carlos

Resumo

O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão para Ciências Matemáticas Aplicadas à Industria (CEPID-CeMEAI), sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), oferece uma vaga de pós-doutoramento na área de Otimização.

A bolsa é financiada pela FAPESP e tem vigência de 12 meses, com a possibilidade de prorrogação por mais 12 meses.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-­Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd. O valor da bolsa será de acordo com o estipulado para Pós­-Doutor pela FAPESP (www.fapesp.br/3162).

Título: Otimização de layouts gráficos para visualização de dados.

Supervisora: Franklina Maria Bragion de Toledo.

Descrição do trabalho: Visualização e análise visual de dados urbanos e governamentais têm impacto direto no planejamento de políticas públicas, na eficiência no uso de recursos e na gestão pública. O uso de técnicas de otimização na construção de layouts visuais informativos e intuitivos tem ganhado grande força nos últimos anos, sendo uma área de pesquisa muito promissora.

O projeto visa aproximar as áreas de visualização e otimização do CEPID-CeMEAI. Mais especificamente, consiste em desenvolver modelos matemáticos e computacionais para solução de problemas relacionados a empacotamento bidimensional, porém, com aplicação na construção de layouts gráficos para visualização de dados multidimensionais, principalmente dados urbanos e governamentais.

O candidato selecionado irá trabalhar para estabelecer uma colaboração entre as áreas de otimização e visualização de dados, em especial com os professores Franklina Maria Bragion de Toledo e Luís Gustavo Nonato.

Requisitos: É necessário que o candidato tenha título de doutor em Matemática Aplicada, Ciência da Computação ou áreas afins, com experiência em otimização, preferencialmente em problemas de corte e empacotamento bidimensional. O candidato deve ter finalizado seu doutorado nos últimos 5 anos.

Inscrição

Os candidatos interessados devem enviar um e-mail, tendo no campo assunto “CEPID Postdoc – Optimization”, para Franklina M. B. Toledo (fran@icmc.usp.br), com cópia para isabela@icmc.usp.br, anexando uma carta de apresentação, incluindo nomes e informações de contato de dois profissionais que o possam recomendar (não incluir cartas de recomendação) e currículo.

Todos os documentos devem ser enviados em formato PDF. O prazo limite para o envio dos documentos é 31/03/2016.