CeMEAI

CeMEAI apoia conferência de modelagem estatística em finanças

Evento organizado pelo IME-USP e ABE chegou à 7ª edição

A Seventh Brazilian Conference on Statistical Modelling in nsurance and Finance ocorreu em Maresias, na cidade de São Sebastião, litoral de São Paulo. O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) apoia o evento organizado pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) e a Associação Brasileira de Estatística (ABE).

Professor do IME e pesquisador do CeMEAI, Nikolai Valtchev Kolev coordena a conferência que visa proporcionar um fórum para a apresentação de pesquisas de ponta no desenvolvimento, implementação e aplicações reais da Modelagem Estatística/Estocástica em Ciências Atuariais e Finanças, além de promover discussões e intercâmbio entre cientistas.

A sétima edição ocorreu entre 1 e 6 de março e foi aberta às comunidades acadêmicas e não acadêmicas de universidades, companhias de seguros, bancos, empresas de consultoria e agências governamentais e foi projetada especificamente para contribuir para promover a cooperação entre profissionais e teóricos no campo.

A ciência de dados foi o principal tópico da conferência, com apresentações de palestras e cursos de curta duração.

Francisco Louzada Neto, coordenador de Transferência Tecnológica do CeMEAI foi um dos apresentadores. “O evento teve um formado que aproximou os participantes, o que nos deu oportunidade de relacionamento intenso com pesquisadores de 15 diferentes nacionalidades. Tivemos a oportunidade ainda de mostrar que o Brasil está na linha de frente em termos de ciências matemáticas na transferência tecnológica para as indústrias de seguro e finanças”.

“A sétima edição do evento apresentou resultados de pesquisas recentes efetuadas por professores e alunos estrangeiros do Brasil e outras quinze nacionalidades, bem como pessoal técnico das indústrias de seguro e finanças do Estado de São Paulo. Os minicursos oferecidos envolveram linguagens de programação para machine learning e técnicas de estimação de reservas na indústria de seguros”, explicou Nikolai.

Ainda segundo ele, muitos resultados científicos apresentados na conferência podem ser traduzidos em ferramentas estatísticas que tornam possível a estimação mais acurada dos riscos aos quais as indústrias de finanças e seguros estão submetidas: crédito, operacional, mercado, entre outros. “Nesse sentido, o evento contribui para a disseminação de inovações nas áreas de risco e data science que podem auxiliar no processo decisório dessas indústrias, tornando-as mais competitivas e lucrativas”, finalizou.

O diretor do CeMEAI, José Alberto Cuminato, participou do evento e comentou o apoio do Centro. “A indústria financeira sempre esteve no radar do CeMEAI que gostaria de ter mais parcerias com o setor. O CeMEAI apoia com entusiasmo iniciativas como as do Prof. Nikolai na organização desta conferência, que promoveu a participação de pesquisadores nacionais e internacionais reconhecidos assim como colaboradores da indústria financeira e seguros que estão implantando o estado da arte no aprimoramento do seu negócio”.

 

Sobre o CeMEAI

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Raquel Vieira – Comunicação CeMEAI

Mais informações

Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609

E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
Pinterest
LinkedIn