CeMEAI celebra participação na Etapa SigmaCamp 2024

Evento será realizado na próxima semana em Valinhos (SP)

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, anuncia com orgulho sua participação na prestigiada Etapa SigmaCamp, programada para ocorrer no Brasil pela primeira vez de 14 a 20 de janeiro de 2024. Sediada no Centro Educacional Etapa em Valinhos, a Etapa SigmaCamp reunirá 60 estudantes, com idades entre 14 e 16 anos, de todo o país, escolhidos por meio de um processo rigoroso de seleção.

O SigmaCamp deste ano será marcado pela participação de dois professores renomados da USP: José Alberto Cuminato, Diretor do CeMEAI, e Ali Tahzibi. Eles ministrarão palestras e participarão de atividades destinadas a desafiar e inspirar os estudantes. O Prof. Cuminato compartilhará suas perspectivas sobre a aplicação da matemática na indústria, enquanto o Prof. Tahzibi explorará conceitos avançados em matemática, adicionando profundidade e diversidade ao programa do acampamento.

Eles estarão entre os palestrantes de prestigiadas universidades que contribuem para o acampamento. A lista de universidades participantes inclui Stony Brook University, Brookhaven National Laboratory, Stanford University, Harvard University, Massachusetts Institute of Technology (MIT), University of Southern California (USC), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto de Matemática Aplicada (IMPA), Fundação Getulio Vargas (FGV), Ilum Escola de Ciência – CNPEM e Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

O Etapa SigmaCamp oferece uma imersão de uma semana nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), onde os estudantes participarão de diversas atividades, incluindo minicursos de 9 horas, mais de 50 workshops e 15 palestras. Uma característica especial do acampamento é a visita de um dia inteiro às instalações da Ilum e CNPEM, onde está localizado o acelerador de partículas Sirius.

Essa colaboração entre o Etapa SigmaCamp e o CeMEAI/USP exemplifica o compromisso de nutrir os líderes científicos e tecnológicos de amanhã. É uma oportunidade para mentes jovens se conectarem com uma comunidade internacional de acadêmicos e colegas, promovendo uma perspectiva global na educação STEM.

Para obter mais informações sobre o Etapa SigmaCamp, a participação do CeMEAI e a lista completa de universidades participantes, visite o site oficial do evento.