CeMEAI inaugura supercomputador de R$ 4,5 milhões

Equipamento poderá ser usado por pesquisadores de todo o Brasil

Na manhã desta terça-feira (14), foi inaugurado o cluster “Euler”, supercomputador do CeMEAI que processa dados cerca de 4700 vezes mais rápido que um computador comum. O cluster custou 1,25 milhão de dólares – pouco mais de 4,5 milhões de reais – e deve receber, em dois anos, uma atualização no valor de 625 mil dólares (cerca de 2 milhões de reais). A cerimônia de inauguração foi realizada no auditório Fernão Stella Germano, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos.

O evento foi aberto pelo diretor do CeMEAI, José Alberto Cuminato, e pela vice-diretora do ICMC, Maria Cristina Ferreira de Oliveira. Cuminato deu um breve histórico sobre o processo de aquisição do cluster e Maria Cristina elencou os avanços que podem ser trazidos pelo supercomputador. Responsável pelo equipamento, o professor Fabrício Simeoni de Sousa apresentou números de desempenho do Euler em comparação com outros supercomputadores do Brasil e do mundo.

Em breves apresentações, outros dois pesquisadores ilustraram a importância do cluster para seus trabalhos. Felipe Pereira, da Universidade do Texas, usa outro supercomputador nos Estados Unidos e explicou como o Euler pode facilitar o trabalho dos pesquisadores. Já Carlos Junqueira-Junior, doutorando do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), já usa o Euler e explicou aos cerca de 30 presentes que processos que antes levavam seis meses podem ser concluídos, com o novo supercomputador, em cerca de três semanas.

Quem também contemplou a inauguração do cluster foi o diretor científico da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz, que fez questão de elogiar a iniciativa. “Fico muito satisfeito em participar desta cerimônia e de ver a eficiência e a atenção com que o CeMEAI e o professor Cuminato organizaram a aquisição, a instalação e a operação desse cluster muito impressionante de computadores”, declarou.

Brito Cruz também incentivou o uso do equipamento por pesquisadores de todo o Brasil. “Para nós, da FAPESP, é muito importante que essa máquina seja usada o tempo todo, seja no estado de São Paulo ou até mesmo no Brasil. Este é um desafio importantíssimo e temos certeza que o CeMEAI conseguirá realizar”, finalizou. O evento foi encerrado quando Cuminato e Brito fizeram o descerramento virtual da placa do Euler.

Já está disponível na internet um site com as informações técnicas do supercomputador e um formulário para a utilização do Euler. Pesquisadores do CeMEAI e associados já podem utilizar a máquina e, em breve, integrantes de outras instituições também poderão usar o supercomputador.

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. O CeMEAI é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas (em particular matemática aplicada, estatística e ciência da computação) como um recurso industrial.

As atividades do Centro são realizadas dentro de um ambiente interdisciplinar, enfatizando-se a transferência de tecnologia e a educação e difusão do conhecimento para as aplicações industriais e governamentais. As atividades são desenvolvidas nas áreas de Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC, o CEPID-CeMEAI conta com outras cinco instituições associadas: o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (CCET-UFSCar); o Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP); o Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (IBILCE-UNESP); a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP); o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); e o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).

Leonardo Zacarin – Comunicação CeMEAI