O Diretor do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), José Alberto Cuminato, participou do evento realizado em São Paulo nesta quarta-feira (18) que celebrou a parceria entre FAPESP, USP, UNICAMP, UNESP, AI2 e SENAI-SP para a operação do Centro de Pesquisa Aplicada em Ciência de Dados para Indústria Inteligente (CPA-CDII).
A iniciativa busca criar um ambiente de inovação e colaboração para aplicar ciência de dados e tecnologias emergentes, com foco em aumentar a competitividade e a sustentabilidade da indústria.
União em prol da indústria
Durante o evento, Josué Gomes da Silva, presidente da FIESP e do SENAI-SP, destacou a relevância da parceria. “Além de medidas macroeconômicas, precisamos da capacidade de inovar. Ter as universidades na geração de conhecimento é fundamental para construirmos uma indústria próspera, inovadora, descarbonizada e integrada às cadeias de valor.”
Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente da FAPESP, reforçou o papel da Fundação em promover inovação: “Trazer o SENAI para essa parceria com as universidades é um passo importante para apoiar a indústria paulista por meio de avanços científicos.”
O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, ressaltou as possibilidades oferecidas pela inteligência artificial: “Com essa união, será mais rápido transferir tecnologias desenvolvidas nas universidades e no SENAI para as indústrias paulistas, fortalecendo a competitividade internacional.”
Fortalecimento da colaboração
Além do convênio principal, documentos específicos foram firmados entre o SENAI-SP e cada universidade parceira. Para o reitor da UNESP, Pasqual Barreti, a iniciativa amplia a conexão entre academia e indústria: “Trabalhamos em prol da sociedade, e essa parceria potencializa nosso impacto no desenvolvimento industrial e social.”
O reitor da UNICAMP, Antonio José de Almeida Meirelles, destacou o papel da universidade na inovação: “Queremos transformar a tecnologia desenvolvida em produtos que impulsionem a indústria.”
A parceria prevê ações como workshops, redes de colaboração, compartilhamento de laboratórios e programas de capacitação, promovendo a transferência de conhecimento e soluções práticas para desafios industriais em áreas como manufatura, logística e automação.
Essa cooperação estratégica fortalece o compromisso das instituições envolvidas com o avanço da ciência, tecnologia e inovação no Brasil.
Com informações da Assessoria de Comunicação do SENAI-SP