CEPID-CeMEAI realizará Escola de Matemática Aplicada no fim deste mês

Inscrições abertas para vivenciar problemas reais da indústria

escola de matematica aplicada

Com inscrições abertas e início em 21 de fevereiro próximo, a Escola de Matemática Aplicada é um evento organizado pelo CEPID-CeMEAI com o objetivo de apresentar um conjunto de técnicas matemáticas e de modelagem para problemas reais. Ao longo da semana da Escola os alunos poderao vivenciar experiências teóricas e práticas preparatórias para o Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais – que também já está com inscrições abertas e será entre os dias 7 e 11 de março, chegando à sua oitava edição neste ano.

Entre as oficinas que serão oferecidas nesta edição da Escola de Matemática Aplicada está a de Problemas de equilíbrio em mercados competitivos de energia elétrica, apoiada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL). A oficina contará com a coordenação dos pesquisadores do CeMEAI e professores Claudia Sagastizábal (IMECC/Unicamp), Paulo J.S. Silva (IMECC/Unicamp) e Juan Pablo Luna (UFRJ).

A oficina irá se aprofundar no desafio que as novas formas de geração e armazenamento de eletricidade apresentam para a indústria de energia em todo o mundo. “O Brasil não é uma exceção, no curto prazo, em particular, essa transição traduz-se numa reestruturação das regras de determinação do despacho e dos preços diários. Sob essa nova perspectiva é fundamental entender como as empresas geradoras tomam suas decisões, de modo a determinar o impacto dessas escolhas, tanto na operação do sistema (o despacho na rede elétrica) quanto na comercialização (o preço da energia)”, observa Claudia.

A oficina propõe estudar diferentes desenhos de mercado a partir de exemplos simples que representam características típicas do sistema energético brasileiro. “Será mantida uma ótica de otimização matemática computacional, combinando aulas teóricas com trabalho em computador. Espera-se que, após os quatro dias de oficinas e para o exemplo simples, seja possível determinar e avaliar estratégias de empresas geradoras que competem entre si num mercado que remunera com preços baseados em ofertas”, comentou.

Ainda segundo ela, tanto a Escola quanto o Workshop estão promovendo avanços metodológicos significativos, facilitando a transferência de tecnologia para o setor produtivo. Ao longo de sucessivas edições, o trabalho em parceria com o Cepel e mais recentemente com a CCEE, resultou em relatórios técnicos em co-autoria que têm sido difundidos no setor elétrico e na academia, subsidiando discussões importantes sobre os modelos computacionais utilizados hoje oficialmente para o planejamento da operação e formação de preço no mercado brasileiro”.

O evento terá formato online, o que, para a coordenadora da oficina, não é um problema. “No ano anterior confirmamos muitas vantagens desse formato, que passam basicamente pela possibilidade de reunir participantes de Instituições de Ensino de diferentes regiões do Brasil e até do exterior. A produtividade alcançada na última edição foi formidável, houve intensa interação multidisciplinar e um excelente relacionamento entre os participantes. Trata-se de uma atividade enriquecedora tanto para as carreiras das pessoas como para as empresas parceiras”, finalizou.

A segunda oficina a ser oferecida nesta edição da Escola de Matemática Aplicada é Previsão de Séries Temporais e Aplicações, com coordenação de Francisco Louzada Neto, que será ministrada pelo professor José Augusto Fiorucci (DEs/UNB).

“Iremos trabalhar nessa oficina com técnicas para análise e previsão de séries temporais que consistem em uma das principais ferramentas no suporte a tomada de decisões, sendo útil, por exemplo, para a projeção da demanda futura por um determinado tipo de produto ou serviço, planejamento de estoque, planejamento de produção, bem como na análise e precificação de fatores de riscos. Esta minioficina tem por objetivo introduzir de forma prática algumas das principais metodologias estatísticas que geralmente são empregadas neste contexto”, observou Louzada.

O público-alvo são alunos em áreas relacionadas com a matemática aplicada, principalmente da pós-graduação. O evento tem como objetivo principal ser um treinamento para o workshop (não é obrigatória a participação nos dois eventos). “Na Escola são apresentados problemas reais para os quais se tem uma boa base de conhecimento e os alunos trabalham durante uma semana, guiados pelo tutor na solução ou estudo desses problemas. Com isso, espera-se que esses alunos estejam bem preparados para o workshop a seguir e possam contribuir de maneira efetiva para a solução dos problemas reais a serem trabalhados com as indústrias”, comentou José Alberto Cuminato, diretor do CeMEAI.

Em breve divulgaremos a programação completa das oficinas, que serão realizadas de 21 a 26 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas nesse link.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Assessoria de Comunicação do CeMEAI