Ciência e diversão se misturam na 5ª edição do Pint of Science

Ciência de Dados foi o tema de discussão que contou com pesquisadores do CeMEAI

Já virou tradição: todo ano, cientistas e públicos de fora da universidade se unem no Pint of Science, evento realizado em bares do mundo todo com a ideia de aproximar cientistas do público em geral. Em São Carlos, uma das mesas de discussão contou com pesquisadores do CeMEAI para falar sobre uma área que vem crescendo muito: a ciência de dados.

“Todos nós estamos produzindo dados hoje em dia: as pessoas, os governos… todo mundo está produzindo uma massa incrível de dados que precisa ser explorada no sentido de extrair conhecimento: o que esses dados estão dizendo? E onde é que pode ajudar no dia a dia o cientista de dados, que vem pra preencher esse nicho que era coberto por profissionais de áreas distintas, como matemáticos, cientistas da computação e estatísticos que atuavam de maneira independente e com ferramentas relativamente distintas umas das outras”, explica Luis Gustavo Nonato, professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos e pesquisador do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI).

Nonato foi um dos apresentadores do evento ao lado de outro professor: Moacir Ponti, também do ICMC e pesquisador do CeMEAI, que mostrou um exemplo de como a ciência de dados pode ser utilizada para beneficiar a sociedade.

“Existe uma síndrome que afeta idosos chamada de Síndrome da Fragilidade, que pode ser utilizada pra rastrear idosos em situação de risco. A partir de uma ferramenta computacional, a gente consegue não só classificar os idosos em uma situação não frágil, pre frágil ou frágil, mas também dar indicações para o agente de saúde de como é que aquele idoso em particular tem que ser melhor acompanhado”, esclarece.

Gabriela Piton é aluna de química. Parece uma área distante, mas, na verdade, é só mais uma que pode se aproveitar da ciência de dados. “O meu interesse no evento começou pela área de quimiometria, que é uma área da química que estuda o tratamento de dados químicos para entender padrões. Também acho que, de uma maneira geral, é o caso do Big Data, que está presente nosso dia da dia de todas as formas, tanto na química quanto áreas do nosso cotidiano”, compara.

A 5ª edição do Pint of Science Brasil teve 85 cidades participantes, tornando o país o recordista do festival em 2019. E é claro que o sucesso do Pint faz com que as expectativas para o ano que vem sejam as melhores possíveis.

“De uma cidade, que foi São Carlos, em 2015 até as mais de 80 cidades que participaram 2019, o evento teve um crescimento bastante grande. Isso indica que a população tem vontade de conhecer a ciência, então o que a gente pode esperar para os próximos anos é um engajamento cada vez maior da sociedade e nós, da academia, tentando melhorar a linguagem com que a gente conversa com a sociedade”, finaliza o professor Moacir.

Leonardo Zacarin – Comunicação CeMEAI

E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br